Mundo
 
 
 
Angra 3: Notícias
 
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE DEFENDERÁ POSIÇÃO CONTRÁRIA A USINAS NUCLEARES
 

25 de Junho de 2007 - Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Marcello Casal Jr./ABr - Brasília - Ativistas da organização não-governamental Greenpeace protestam em frente ao Ministério de Minas e Energia contra a construção de usina nuclear de Angra 3.



Rio de Janeiro - O Ministério do Meio Ambiente vai reafirmar hoje (25), durante a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em Brasília, sua posição contrária não só à construção da usina nuclear de Angra 3, mas a qualquer programa de energia nuclear.

Em entrevista concedida à Agência Brasil, a ministra Marina Silva disse que mantém a posição contrária à energia nuclear “em função da realidade do Brasil”. Isso ocorre, segundo frisou a ministra, devido à possibilidade de se ter no país outras fontes renováveis sem "o risco da energia nuclear”.

“Se vamos fazer um investimento de altíssimo custo para uma fonte que não se sabe o que fazer com os resíduos, é melhor investir em outras fontes. Essa é a posição que eu tenho assumido e nós vamos defendê-la dentro do conselho”, afirmou Marina Silva.

A ministra admitiu, porém, a existência de uma discussão dentro no governo, em que alguns setores são favoráveis à retomada de Angra 3 e ao programa nuclear como um todo. Na reunião do Conselho Nacional de Política Energética serão discutidos diversos assuntos além de Angra 3, entre os quais o planejamento energético para os próximos 30 anos no Brasil.

De acordo com Marina Silva, Angra 3 está em fase de processo de licenciamento no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Estão sendo feitas audiências públicas”, destacou a ministra.

Ela preferiu não comentar a possibilidade de a licença prévia de instalação da obra ser concedida até o final deste ano, como estimou, em entrevista à Agência Brasil, a física Sandra Miano, responsável pela área nuclear na Diretoria de Licenciamento do Ibama. Miano presidiu a mesa das audiências públicas realizadas pelo instituto na última semana nos municípios fluminenses de Angra dos Reis, Parati e Rio Claro.

“Eu não tenho conhecimento do conteúdo do que está sendo colhido nessas audiências. Esse é um processo que é feito de acordo com a legislação ambiental e nós nunca nos manifestamos a priori. O Ibama se manifesta ao final do processo. Não existe nenhum empreendimento sobre o qual tenhamos qualquer tipo de manifestação a priori. Estamos na fase de audiências públicas e isso deve ser feito com isenção”, sublinhou Marina Silva.

A ministra participou hoje da entrega do Prêmio Brasil Ambiental 2007, concedido pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro a projetos de preservação do meio ambiente e práticas socialmente responsáveis de empresas com atuação no país.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.