Mundo
 
 
 
Ação e Cidadania
Uma atitude de cidadania e responsabilidade
 
 

A solução dos problemas das grandes cidades passa, necessariamente, pela mudança de comportamento dos cidadãos. Isto vale, especialmente, para as questões relacionadas à poluição causada pelos veículos e aos congestionamentos no trânsito.

É por este motivo que estamos organizando o “MUTIRÃO DA CARONA - Seja Solidário. Carona é Legal!”, para estimular a população a adotar atitudes cidadãs e responsáveis, participando ativamente das soluções. Não basta, apenas, investir em novas ruas e avenidas, linhas de trem e metrô e tecnologias de controle das emissões veiculares. É preciso que o cidadão assuma o seu papel e dê a sua contribuição.

Veja como atitudes simples podem ajudar a todos:

- Peça e dê caronas. Seja solidário
- Mantenha o carro sempre bem regulado. Combata a poluição
- Ande mais a pé. Invista na sua qualidade de vida

Dê a sua contribuição ao trânsito e combata a poluição do ar.

São medidas simples, mas os ganhos serão imensos. A cidade ficará menos poluída e o trânsito vai fluir com mais facilidade. E vai, com certeza, amenizar o estresse de toda a população.

Poluição no ar

Veículos, o grande problema na Região Metropolitana de São Paulo

Segundo o Detran, dos veículos existentes no país, cerca de 8,5 milhões se encontram na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), sendo 5,9 milhões de veículos flex, a gasolina, álcool ou gás, 450 mil caminhões, ônibus, vans e caminhonetes movidos a diesel, e 1 milhão de motocicletas. Esses números nos mostram a dimensão do problema, com graves reflexos no trânsito, na qualidade do ar e na qualidade de vida dos cidadãos, sem contar os prejuízos causados à economia da região que responde por mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual e a 18,5% do nacional. E o problema não pára de crescer, pois cerca de 500 novos veículos são emplacados, todos os dias, somente no Município de São Paulo, disputando o espaço nas ruas e avenidas.

É por isso que vemos grandes congestionamentos em São Paulo, com o trânsito lento se estendendo por quase 200 km nos horários de maior movimento. São longas horas perdidas nas filas e, o que é pior, com os carros, ônibus e caminhões despejando centenas de toneladas de poluição pelos escapamentos.

O problema, em menores proporções, se repete na Região Metropolitana de Campinas e na Região Metropolitana da Baixada Santista, onde a população já sente os prejuízos do trânsito congestionado e da má qualidade do ar. O Poder Público está fazendo a sua parte investindo na expansão do sistema viário e das linhas de trem e de metrô. É preciso que os cidadãos também dêem a sua contribuição, racionalizando o uso do automóvel particular, fazendo os pequenos percursos a pé ou utilizando os meios coletivos de transporte. A curto prazo, esta é a melhor solução, pois os veículos trazem grande prejuízo à qualidade de vida da população.

Veículos emitem cerca de 97% de alguns gases tóxicos no município de São Paulo
As conseqüências desses poluentes sobre a saúde da população são grandes, contribuindo para elevar as taxas de morbidade e de internação em hospitais, especialmente de crianças, idosos e portadores de afecções cardiorrespiratórias.

Veja no link abaixo os poluentes e seus impactos sobre a saúde humana:

Fontes: características e efeitos dos principais poluentes na atmosfera.

Participe! Seja Solidário

Peça e dê caronas. Vamos racionalizar o uso de veículos, que são a principal causa da poluição do ar nas grandes cidades. Para isso, daremos início a uma grande campanha de conscientização para estimular a prática da carona, no trabalho, na escola, no clube, nos condomínios, nas vizinhanças e outros.

Participe. Em troca, vamos ganhar em qualidade de vida. Menos carros nas ruas significa menos poluição, trânsito mais ágil e mais tranqüilidade. E você, com certeza, vai fazer novas amizades, ampliando o seu círculo de relacionamentos, além de economizar seu tempo e dinheiro.

Segundo os órgãos de trânsito, a taxa média de ocupação dos automóveis não chega a 1,5 pessoas por veículo. Assim, é possível concluir que, se aumentarmos o número de passageiros por veículo, conseguiremos reduzir o volume de trânsito nas regiões metropolitanas do Estado, com amplos benefícios para toda a coletividade.

Veja como participar do “MUTIRÃO DA CARONA - Seja Solidário. Carona é Legal!”. O princípio básico é oferecer ou pedir caronas, organizando grupos em:

- Bairro: reúna os seus vizinhos, veja quem vai se dirigir para um mesmo destino ou locais próximos e organize grupos, cujos participantes poderão se revezar no uso de seus veículos.
- Condomínio: aproveite a reunião do condomínio para lançar a idéia da carona e organize os grupos.
- Empresa: convença a direção ou o departamento de Recursos Humanos da empresa em que você trabalha a organizar os grupos de carona, criando bancos de dados com os nomes das pessoas interessadas e os seus respectivos endereços ou itinerários. As empresas que já realizam esse tipo de iniciativa apontam a socialização como uma vantagem para quem participa da ação.
- Escola: procure a direção da escola e veja como organizar grupos de alunos que moram em bairros próximos, para que os pais possam se revezar no transporte das crianças.
- Universidade: neste caso, a iniciativa poderá ser da reitoria ou do grêmio acadêmico, que poderão cadastrar os interessados, organizando-os conforme os pontos de origem e de destino, para formar os grupos de caronas.
- Shoppings Centers: os centros comerciais, prédios de escritórios, conjuntos de consultórios médicos e outros também poderão aderir ao programa, cadastrando e organizando os funcionários interessados em oferecer ou aceitar caronas.

Quer uma carona?

Carona: uma medida para reduzir o número de veículos nas ruas

Todos os dias, milhões de pessoas se deslocam de casa para o trabalho ou para a escola, para visitas ou passeios, fazendo, inevitavelmente, o retorno ao ponto de origem. No caso da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), essas viagens somam algumas dezenas de milhões, utilizando ônibus, trens, metrô, peruas e automóveis particulares. E também a pé.

Estudo de origem e destino, realizado em 1997 pelo Metrô de São Paulo, já revelou números assustadores: diariamente, 10,3 milhões de viagens por meio de transporte coletivo, 10 milhões com veículos particulares e 10,6 milhões a pé. Já na época, estimava-se que 20% dos trabalhadores perdiam cerca de três horas por dia no deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa. Outros 10% chegavam a gastar mais de quatro horas por dia.

Ao lado dos investimentos no sistema viário, meios de transporte coletivo e outras medidas que envolvem políticas de médio e longo prazo, além de grandes investimentos, devemos buscar soluções mais baratas e de alcance imediato. Esta é a proposta do “MUTIRÃO DA CARONA - Seja Solidário. Carona é Legal!”, que enfatiza a conscientização e a participação para buscar a sustentabilidade do planeta.

Fique esperto!

Mostre que você é um cidadão consciente de suas responsabilidades, participando das medidas propostas para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade. Dê carona aos seus vizinhos e colegas de trabalho, ou faça os seus deslocamentos nos carros de seus amigos, contribuindo para reduzir o número de veículos circulando nas ruas e avenidas. Fonte: SMA-SP

Faça o download dos folhetos do Mutirão da Carona Solidária:
- Multa Legal
- Mutirão da Carona Solidária
- Saiba mais sobre Tranporte Solidário

 
 
Realização
Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Cetesb
Pick-upau – 2008 – São Paulo – Brasil
Apoio
Pick-upau
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.