Mundo
 
 
 
 

Garantir o acesso sustentável à água e ao saneamento ainda é desafio entre países

Quanto custa realizar ações financeiras sustentáveis em sistemas de água e saneamento levando em conta o contexto das populações mais vulneráveis? Esse foi o tema da sessão “Água como direito humano: implementação de ferramentas e estratégias institucionais e de financiamento sustentável”, realizada na manhã dessa terça (20), durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília.

No painel, foi destacado que, apesar do acesso à água limpa e segura e ao saneamento básico ter sido declarado, em 2010, como direito fundamental pela Organização das Nações Unidas (ONU), ainda existem desafios locais e globais para que esse acesso seja universalizado.

Segundo a representante da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assamae), Ana Carolina Figur, a universalização desses serviços no Brasil é ainda um desafio. “São quase 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável no país”, destacou.

Figur mostrou ainda a necessidade de equilibrar a sustentabilidade financeira dos sistemas com a proteção das populações de baixa renda. Um dos instrumentos que o Brasil tem a sua disposição é a tarifa social, que segundo ela, “é o benefício concedido exclusivamente a imóveis de baixa renda, quando a água for destinada ao uso doméstico e higiênico”.

Johanna Sjodin, do SIWI (Instituto Internacional Água de Estocolmo), trouxe um olhar global sobre a questão e mostrou alguns exemplos exitosos. Ela citou a Bósnia e Herzegovina, onde a redução de custos operacionais foi utilizada para melhorar a universalização dos serviços.

O representante do Conselho Árabe para a Água, Mahmoud Abu Zeid, ressaltou que a região Árabe é a que mais sofre com mais escassez de água no mundo. Aliada a essa pouca disponibilidade entram questões como conflitos políticos, refugiados e reconstrução da infraestrutura hídrica destruída pelas guerras, "o que torna a garantia de acesso à água e ao saneamento algo ainda mais desafiador".

Anupkamal Bishwakarma, representante da Organização Dalit Welfare, do Nepal, falou sobre a relação dos poderes em seu país e como isso afeta o direito de acesso aos recursos hídricos.

“No Nepal, a água é distribuída de forma desigual, e isso está muito relacionado ao sistema de castas”, disse ao explicar que os Dalit, trabalhadores braçais considerados intocáveis, possuem dificuldades para ter acesso aos benefícios sociais. “Água é vida e é necessária para a continuidade dos seres, não é uma fonte de negócios”, alertou Bishwakarma.

O relator especial da ONU sobre os direitos humanos à água potável e ao saneamento básico, Léo Heller, que moderou a sessão, defendeu que o “custo” para garantir os direitos humanos passa pela mudança de comportamento e de visão. Além disso, destacou que a população de baixa renda não deve ter acesso negado à água devido a sua incapacidade de pagar por ela.

Posted on terça-feira, Março 20, 2018

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.