Mundo
 
 
 
 

Investir em saneamento não é opção, mas necessidade

Melhorar investimentos e recursos financeiros para promoção do saneamento básico. Esse foi o tema do painel “Como aumentar investimentos em Saneamento e gestão de efluentes?”, realizado na terça-feira (20), durante o 8º Fórum Mundial da Água.

Segundo o moderador Jon Lane, consultor em Saneamento e Água para países em desenvolvimento e autor do relatório do Conselho Mundial da Água, “o debate serve para apresentar diferentes pontos de vista e tentar explorar as ideias e soluções para os problemas enfrentados com saneamento, compartilhando essa informação com políticos e tomadores de decisão”.

De acordo com o Conselho Mundial da Água, no mundo, 2,1 bilhões de pessoas ainda não possuem acesso ao saneamento básico. Isso representa quase um terço da população mundial. A organização aponta que a situação é mais acentuada em áreas urbanas por conta da crescente migração. Apesar de o saneamento ser amplamente reconhecido por ter um impacto positivo na saúde e na economia, a questão normalmente não aparece como prioridade dos políticos.

Atualmente, vários mecanismos inovadores para financiamento de saneamento básico estão emergindo. Um exemplo é o do Conselho Mundial da Água, que iniciou um programa de identificação e divulgação desse tipo de ação para ministros e autoridades locais, no intuito de construir um compromisso político em todos os níveis para alcançar um saneamento seguro até 2030.

O debate apontou para algumas recomendações-chaves, como reduzir custos revertendo taxas em infraestrutura. Além disso, foi citada a necessidade de estimular o aumento da receita e atrair dinheiro para o setor, melhorando as condições de governança e o desempenho dos prestadores de serviço e apoiar ações e investimentos sustentáveis.

Os palestrantes também chamam atenção para o fato de que as melhorias no saneamento básico devem ser vistas não como opção, e sim uma necessidade. Eles reforçam que a água tratada gera impacto na saúde e na economia.

O debate contou com a presença de Jon Lane (moderador), do Conselho Mundial da Água; José Carrera, vice-presidente do Banco de Desenvolvimento Latinoamericano; Andries Ne, da Governança Cooperativa (CoGta) da Africa do Sul; Fernando Laca, ministro da Construção e Saneamento no Peru; Issac Ochieng, embaixador do Quênia no Brasil, em nome do ministro do Saneamento da Água no Quênia; Liu Xiaoyong, do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Ministério dos Recursos hídricos da China; Firmino da Silveira Soares Filho, prefeito de Teresina, Brasil.

Posted on Quarta-feira, Março 21, 2018

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.