Mundo
 
 
 
 

Cálculo de meta brasileira de corte de gases-estufa ainda não é público

03/12/2009 - Às vésperas da Conferência do Clima das Nações Unidas, que acontecerá em Copenhague, entre 7 e 18 de dezembro, o governo brasileiro anunciou o compromisso voluntário de reduzir suas emissões de gases-estufa em 36,1% a 38,9% até 2020.

Porém nos ministérios de Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Relações Exteriores e Casa Civil, ninguém sabe indicar um documento de acesso público com as contas justificando as reduções.

Também consultado sobre a existência de algum registro do raciocínio adotado para chegar às porcentagens brasileiras, o físico Luiz Pinguelli Rosa, secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, recomendou que se procurasse o governo. Organizações ambientalistas confirmaram que os critérios permanecem misteriosos (uma delas usou o termo “caixa-preta”).

Enfim, se qualquer cidadão que queira saber como foram derivados, objetivos tão precisos (afinal, os números têm até casa decimal), isso por enquanto é impossível. Ninguém no governo tem ou reconhece que tem em mãos tal estudo. “É claro que existem contas por trás, há uma racionalidade”, explicou a diretora do departamento de mudanças climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Branca Bastos Americano. “Mas não tem um lugar com isso publicado, não.”

Sérgio Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia, apresentou esta semana à Comissão do Meio Ambiente do Senado, o inventário atualizado de emissões brasileiras, que será levado à conferência na Dinamarca.
O documento indica que mesmo que o Brasil alcance sua meta voluntária, ainda terá 21,3% a mais de emissões em relação a 1990.

Da redação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.