Mundo
 
 
 
 

Artistas testemunham degelo no polo Norte

O artista plástico britânico David Buckland, 60, pretende enfrentar o desafio global das mudanças climáticas estimulando e criando arte. "Todas essas informações científicas sobre as mudanças climáticas não fazem sentido para muita gente. Elas criam imagens distantes e abstratas demais para terem um impacto real na nossa vida hoje", diz Buckland em entrevista à Folha, por telefone, de Londres.

Segundo ele só uma abordagem menos científica, mais subjetiva, pode mobilizar os habitantes do planeta no combate a essa ameaça. Para isso, desde 2003, Buckland dirige expedições ao polo Norte em que coloca lado a lado artistas e cientistas do clima. Mais de 70 artistas já participaram do projeto, intitulado Cape Farewell. Durante as expedições, os artistas participam de experimentos junto aos cientistas e observam o degelo da calota norte da Terra a olho nu.

Para ele, “o poder da arte está em mobilizar nossas emoções”. Meu argumento é que tomamos as principais decisões das nossas vidas baseados em emoções. Como esse é o terreno da arte, defendo que ela é fundamental no debate das mudanças climáticas também", diz.

Buckland é co-curador de "Earth", exposição que ocupa a Royal Academy of Arts, em Londres, até 31 de janeiro de 2010, que reúne trinta artistas contemporâneos engajados no tema da instabilidade climática e do papel das pessoas nessas variações. Muitas obras expostas em "Earth" são resultado das viagens do Cape Farewell. Mas, segundo Buckland, não há contrapartida no projeto. "Alguns produzem obras ao final da viagem, outros não."

Da Redação (Da Folha de S.Paulo)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.