Mundo
 
 
 
 

“Sem dinheiro, nenhum acordo”, diz embaixador do Brasil na conferência de Copenhague

10/12/2009 - O financiamento da luta contra o aquecimento climático, com promessas insuficientes, segundo os países em desenvolvimento, está no centro dos debates em Copenhague, onde Estados Unidos e China - os dois principais poluidores do planeta - se opõem a esta ajuda. No centro da conferência, a China e os Estados Unidos batalham sobre a responsabilidade e os deveres de cada um em relação ao aumento do termômetro mundial

"Estamos muito preocupados", disse o embaixador extraordinário do Brasil para a mudança do clima, Sergio Serra. "As cifras para o curto prazo são bem-vindas, mas são insuficientes: todos os países em desenvolvimento esperam compromissos até 2020". "Sem dinheiro, nenhum acordo!", observou

Colocando-se na posição de porta-voz das nações em desenvolvimento, a China afirmou considerar que a indispensável ajuda financeira dos países industrializados restaura uma "responsabilidade histórica".

"A garantia de um apoio financeiro aos países em desenvolvimento por parte dos industrializados não é um ato de caridade ou de filantropia", martelou Yu Qingtai, representante especial do ministério das Relações Exteriores para o clima.

O enviado especial dos EUA para o clima, Todd Stern, retrucou o comentário chinês dizendo claramente que rejeitava qualquer ideia de "reparação". "Reconhecemos perfeitamente nosso papel histórico na poluição da atmosfera, mas rejeito categoricamente qualquer ideia de culpa ou de reparação", declarou.

Enquanto chineses e americanos monopolizam o debate em Copenhague, os líderes da União Europeia tentam, logo mais, em Bruxelas, chegar a um acordo sobre a concessão de ajuda imediata de 6 bilhões de euros (US$ 10 bilhões) aos países pobres.

Da Redação
Com Folha/France Presse

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.