Mundo
 
 
 
 

Em Copenhague, artistas propõem jejum contra o fim do mundo

15/12/2009 - Ativistas do grupo Climate Justice Fast participam de um encontro de mais de 3.000 artistas-ativistas, em Copenhague. O objetivo dos artistas é pressionar líderes globais a reverem suas metas para salvar o planeta. Entre eles está Daniel Lau que a trinta e dois dias está em jejum até que os políticos reunidos na conferência concordem em "levar justiça aos pobres do mundo e suas futuras gerações" e "eliminar o uso de combustíveis fósseis".

Lau está disposto a morrer se preciso for, para comover os participantes da COP. Caso morra, o coletivo Superflex, outro grupo de artistas no encontro dinamarquês, já descobriu um fim ecológico para o colega.
Em vez de enterrados ou cremados, os corpos serão congelados em nitrogênio líquido, pulverizados em bilhões de partículas e reintegrados ao solo como uma nuvem de poeira orgânica -método desenvolvido pela sueca Susanne Masak.

Os cerca de 3.000 artistas que estão hospedados nas casas de moradores locais, foram convocados por um coletivo liderado pelo dinamarquês Martin Rosengaard. Fundador do Wooloo, espécie de Facebook de artistas-ativistas ele tem o costume de levar artistas a pontos nevrálgicos e tumultuados do mundo político. "Isso não tem nada a ver com arte", dispara Lau, o artista em jejum. "Não temos medo que o que fazemos acabe não sendo arte", diz Nielsen, do Superflex. "Mas usamos os circuitos e contextos da arte para sugerir ações."

Rosengaard sabe, aliás, que esse é um circuito restrito, mas também sabe que é um canal direto de comunicação com quem, de fato, vai tomar as decisões que interessam.

Da Redação
Com Folha

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.