Mundo
 
 
 
 

Brasil, China e outros países se opõem a texto “saiu do nada” em Copenhague

16/12/2009 - Em razão do atraso ocorrido nesta quarta-feira (16) por alguns países representantes do grupo G77, entre eles Brasil, China, Bolívia e Sudão, sobre os discursos dos líderes políticos, que protestaram contra a nova minuta dinamarquesa de acordo, que consideram que "saiu do nada". A então presidente da COP-15, ex-ministra do Meio Ambiente da Dinamarca, Connie Hedegaard, comunicou que será apresentado ainda hoje, pela Presidência dinamarquesa, nova minuta contendo os resultados das duas negociações.

A cúpula dos países reunidos na Dinamarca, formado por 192 nações, buscam selar novo acordo que substitua o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012, reduzindo os gases de efeito estufa, além do financiamento pelos países ricos para mitigação da mudança climática nas nações em desenvolvimento. A Presidência dinamarquesa sofreu criticas por parte das delegações do Brasil, China, Bolívia e Sudão, face imposição de novo texto, após negociações ocorridas durante toda a madrugada por 130 países para alcançar tais acordos.

"Não assinaremos nenhum texto saído do nada", disse um delegado do Sudão.

"Ilegítimo"

O chefe da delegação chinesa, Su Wei, disse que essa medida "ilegítima e injustificada coloca em risco" o sucesso da conferência.

"Todos tínhamos a esperança de que poderíamos seguir trabalhando sobre a base legítima dos textos que tanto nos custou para definir", afirmou. Representantes da delegação boliviana, afirmaram que o novo texto dinamarquês, ainda à espera de ser apresentado às partes, "não é o resultado de um processo democrático, transparente, participativo e includente".

Lars Lokke Rasmussen, primeiro-ministro dinamarquês, solicitou às delegações que evitassem recriminar um texto que ainda não foi apresentado formalmente e disse que a proposta dinamarquesa "reúne os resultados" alcançados pelos dois grupos de trabalho da cúpula.

Da Redação
Com Folha/EFE

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.