Mundo
 
 
 
 

'Acordo de Copenhague’ não tem nem duas páginas e meia

19/12/09 - Após dois anos de preparação e duas semanas de encontro, a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou sem um acordo vinculativo entre as nações participantes, o único documento gerado durante as negociações foi uma declaração de intenções sem valor legal. Este resultado foi completamente contrário aos objetivos da cúpula que previa o compromisso vinculativo de cortes de emissão de gases-estufa, baseado nas recomendações científicas do IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática.

No documento (parágrafo 1º) os países admitem que de fato é bom evitar uma alta da temperatura em 2°C neste século, concordando com os cientistas. Mas só daqui a cinco anos deve-se voltar ao debate para ver se não é ainda melhor deixar escrito que é sensato tentar impedir uma alta de 1,5ºC (12º parágrafo).

Quanto a redução das emissões a médio prazo (2020) há a expectativa de definição até o dia 31 de janeiro.
Os países deverão providenciar informações nacionais contando para a ONU como estão combatendo o aquecimento global (parágrafo 4). Mas os objetivos de longo prazo (2050) não foram mencionados.

No documento não há metas, mas há menção a dinheiro (parágrafo 8), o que não significa que de fato este valor será financiado, pois o texto, que não tem força legal, não explica quais mecanismos institucionais seriam responsáveis pela gestão dos recursos.

No mesmo parágrafo 8 está escrito que as nações ricas se comprometem a direcionar US$ 30 bilhões nos próximos três anos para ajudar nações pobres a lidar com as alterações climáticas. Porém desde montante US$ 4,8 bilhões não tem “financiador”.

Da Redação
Com G1

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.