Mundo
 
 
 
 
Negociadores levam horas para definir expressões-chave do documento final
 

14/06/2012 - 15h29 - Rio+20 - Renata Giraldi - Enviada especial - Rio de Janeiro – As negociações em busca de acordo para o texto final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) podem levar horas apenas na tentativa de consenso sobre uma expressão. Isso ocorreu hoje (14) com um dos grupos de negociadores, que, depois de duas horas, não conseguiu fechar o impasse em torno da definição do significado de “economia verde”.

Tentando apressar as negociações e buscar o consenso para elaborar o texto final, os líderes das negociações marcaram duas reuniões. Uma ocorrerá por volta das 18h desta quinta-feira e a outra, amanhã (15). O diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável, Assuntos Econômicos e Sociais da Rio+20, Nikhil Seth, evitou antecipar hoje o que pode ocorrer se os negociadores não fecharem um acordo sobre os principais temas. Ele admitiu, porém, que a possibilidade de não se chegar a um acordo existe.

Isso ocorre porque os representantes de países desenvolvidos e em desenvolvimento não têm a mesma compreensão sobre vários aspectos mencionados no documento negociado e que será assinado pelos 115 chefes de Estado e de Governo na próxima semana. As dificuldades envolvem desde o sentido distinto das expressões em cada idioma até percepções ideológicas e impactos políticos e econômicos.

Em meio às sutilezas que cercam as cerca de 200 páginas do documento final, seis aspectos, apontados como fundamentais, instigam os negociadores e impedem os avanços nas articulações pelo fim das divergências. As pendências cercam as definições sobre metas, tecnologias, financiamentos, capacitação de pessoas para execução de programas relacionados ao desenvolvimento sustentável, compreensão sobre o significado de economia verde e novas instituições.

+ Mais

CNI pede incentivos fiscais para que indústrias invistam em desenvolvimento sustentável

14/06/2012 - 14h23 – Economia - Rio+20 - Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro – O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, pediu hoje (14) ao governo incentivos fiscais para que a indústria brasileira invista em mecanismos de desenvolvimento sustentável. Andrade participou do Encontro da Indústria para a Sustentabilidade, que reúne 800 representantes da indústria brasileira.

“Sugerimos que os governos estudem uma redução de impostos para quem realmente investe em responsabilidade ambiental. No Brasil, já tem incentivo para contratar, para assinar carteira e o que propomos é incentivar as empresas que tiverem compromisso com o meio ambiente”, afirmou Andrade.

Questionada se o governo estava disposto a criar tais incentivos, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que participou do evento, disse que isso não está sendo discutido no momento.
Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.