Mundo
 
 
 
 
Demarcar terras é defender o meio ambiente, afirma indígena a Ministro na Cúpula dos Povos
 

15/06/2012 - Demarcar terras indígenas é defender o meio ambiente, afirmou o líder indígena Otaniel Ricardo, representante do povo Guarani Kaiowá, durante um encontro hoje (15/06) com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, na Cúpula dos Povos. “Ministro, a sua presença aqui é muito importante, porque a nossa reivindicação é a demarcação da terra. Através da demarcação vamos defender nossa própria educação, saúde, nossa história, língua e geografia. Aí nós vamos defender o meio ambiente”.

Patriota fez uma visita surpresa ao espaço onde estão reunidas 90 delegações de mais de 200 etnias indígenas, discutindo na cidade do Rio de Janeiro um documento com foco na preservação ambiental e demarcação de terras a ser entregue ao Governo brasileiro. Ele afirmou que a Rio+20 se caracteriza pela pluralidade e pelos espaços abertos à participação da sociedade civil dos diferentes segmentos da sociedade. “Eu fico muito feliz de poder visitar rapidamente, sentir essa energia positiva do Brasil se confraternizando com seus vizinhos em torno de objetivos que são os nossos. Objetivos nobres de reconciliar crescimento com justiça social e consciência ambiental”, afirmou o Ministro.

Mais tarde, o tema da demarcação voltou a ser debatido em coletiva de imprensa organizada pelo Comitê Facilitador da Cúpula dos Povos para a Rio+20 (CFSC). O representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica, Vasquez Campos, índio peruano da tribo Witoto, disse que “A Economia Verde deve assegurar juridicamente nosso território através do Estado, nos protegendo das interesses das indústrias extrativistas”.

+ Mais

Governo brasileiro dá início a Diálogos Sustentáveis com meta de aproximar sociedade da Rio+20

16/06/2012 - O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, participou da abertura hoje (16/06) dos Diálogos Sustentáveis, série de debates promovidos pelo governo brasileiro entre especialistas e sociedade civil para auxiliar no processo da Rio+20. “Esta é uma ponte entre a sociedade civil e o segmento governamental de alto nível. Os três pilares do desenvolvimento – econômico, social e ambiental – não se sustentam sem a participação da sociedade”.

Para cada um dos dez temas que serão debatidos nos próximos três dias, os participantes dos Diálogos votarão em três tópicos para serem entregues aos chefes de estado e inclusas no documento final da Conferência. Desde abril, o público participou escolhendo pela internet as propostas que consideram mais importante.

Para a Coordenadora-Executiva da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Elizabeth Thompson, os Diálogos permitem a criação de uma nova plataforma de debates entre diversos segmentos, bem como aponta para uma mudança de paradigmas. “A estrada que nos trouxe da Rio-92 até aqui foi importante, mas a que parte da Rio+20 tem igual importância”.
Fonte: ONU

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.