Mundo
 
 
 
 
É preciso zerar degradação dos solos, alerta ONU no Dia Mundial de Combate à Desertificação
 

17/06/2012 - Após 20 anos da criação da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), 10% dos solos estão em processo de recuperação, contra 25% ainda gravemente degradados. Se a tendência persistir o mundo não dará conta das demandas futuras por alimento e energia, alertou o Secretário Executivo da UNCCD, Luc Gnacadja, em coletiva de imprensa no Riocentro para marcar o Dia Mundial de Combate à Desertificação, celebrado hoje, 17 de junho.

“Esquecemos que a terra é um recurso escasso. O Planeta tem apenas 3% de terras naturalmente férteis. A cada ano 12 milhões de hectares de áreas produtivas se convertem em terras áridas por conta de secas e processos de desertificação”, informou Gnacadja.

Degradação Zero
A expectativa, no entanto, é multiplicar experiências positivas de recuperação dos solos com a meta de zerar a degradação nos próximos vinte anos. A estratégia é vincular os programas de preservação e recuperação às políticas de segurança alimentar, erradicação da pobreza, geração de empregos e instrumentos de monitoramento contínuo do meio ambiente.

“Tenho 12 anos e eu quero ter uma terra limpa e saudável, e quero que isso se mantenha para as gerações que virão. Não podemos esperar que os outros façam algo por nós. O [rio] Amazonas corre o risco de se tornar um pequeno riacho no meio de um deserto”, disse Kehkashan Basu, que acompanhou a coletiva.

“Essa indiferença e inação me incomodam muito”, acrescentou Basu, vencedora da Competição Infanto-Juvenil promovida pela UNCCD.

A Convenção foi um dos resultados da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, e entrou em vigor em 1996.

+ Mais

UNU e PNUMA recomendam acelerar implementação de estrutura contábil baseada em riqueza

17/06/2012 - Países devem acelerar o processo de transição de uma estrutura contábil baseada em renda para uma estrutura contábil de riqueza, recomenda o relatório sobre Índice de Riqueza Inclusiva (IRI), lançado hoje (17/06) pela Universidade das Nações Unidas (UNU) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

O IRI vai além Produto Interno Bruto (PIB) e do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para incluir uma ampla gama de ativos – como o capital manufaturado, humano e natural – para apresentar as perdas causadas pelo crescimento econômico para as próximas gerações no total das riquezas de um país, tornando a análise e a formulação de políticas mais fieis à realidade.

“A importância em cuidar de todo o leque de bens de capital de um país torna-se particularmente evidente quando o crescimento populacional é levado em conta”, afirmou Diretor Executivo do Programa Internacional de Dimensões Humanas sobre Mudança Ambiental Global da UNU, professor Anantha Duraiappah.

Para o professor, o crescimento econômico apresentado pelo PIB mascara o fato de que os recursos naturais estão se esgotando.

O documento conclui que 25% dos países com tendência positiva quando medido pelo PIB per capita e pelo IDH, computaram IRI per capita negativo; o capital humano tem aumentado em todos os países e é a forma de compensar a diminuição do capital natural na maioria das economias.
Fonte: ONU

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.