Mundo
 
 
 
 
Encontro de gerações na Rio+20 pede comprometimento com direitos humanos e desenvolvimento
 

18/06/2012 - Nas últimas quatro semanas, os membros do grupo conhecido como The Elders (Anciãos, em tradução livre) estiveram conversando com quatro jovens ativistas do mundo sobre a importância do diálogo entre as gerações no objetivo de criar um planeta mais sustentável. As conversas tiveram desfecho no evento Ancião+Jovens, realizado hoje (18/06) no Riocentro, contrapondo temas como direitos humanos e crescimento econômico.

“Acreditamos que precisamos colocar a justiça social em primeiro plano para que as instituições e a economia sigam este caminho”, disse o ativista brasileiro Pedro Telles.

Já o membro do grupo Anciãos e ex-Presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, falou sobre a necessidade de se avançar no desenvolvimento econômico. “Hoje temos a consciência sobre a necessidade da implementacão de medidas sobre crescimento e desenvolvimento. Mas o ritmo dessa conscientização não está se transformando em decisões práticas”, cobrou.

Além do ativista brasileiro, também participaram das conversas Ancião+Jovens: Esther Agbarakwe, da Nigéria, Marvin Nala, da China, e Sara Svensson, da Suécia.

Criado pelo ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela, em 1997, o grupo dos Anciãos é formado por líderes globais que procuram representar uma voz independente na busca dos direitos humanos universais, agindo através do diálogo com Governos e sociedade civil.

No grupo dos Anciãos, além de Fernando Henrique e Nelson Mandela, também fazem parte: o ex-Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan; a ex-Primeira Ministra irlandesa, Mary Robinson; a ex-Primeira Ministra da Noruega, Gro Brundtland; o ex-Presidente americano Jimmy Carter; o ativista argeriano Lakhdar Brahimi; a ativista indiana Ela Bhatt; o ex-Presidente da Finlândia, Martti Ahtisaari; e a ativista Graça Machel, de Mocambique. O presidente dos Anciãos é o Arcebispo anglicano Desmond Tutu, da África do Sul.

+ Mais

Governos e empresas se unem ao PNUD para impulsionar agricultura sustentável

18/06/2012 - O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apresentou hoje (18/06) uma iniciativa para impulsionar a agricultura sustentável nos países em desenvolvimento através de parcerias entre governos, empresas e pequenos agricultores.

“Construindo Mercados de Amanhã” é uma aliança do PNUD com governos de países doadores e produtores – incluindo Dinamarca, Costa Rica, Gana, Indonésia – e empresas como a Kraft, Johnson & Johnson e IKEA. Tem como objetivo ajudar os governos na criação de plataformas de commodities, onde os parceiros do setor público e privado se reúnem para ajudar a escala de produção sustentável. A ação visa também melhorar a reforma política e o planejamento agrícola, aumentando o acesso ao financiamento e o fornecimento de treinamento, particularmente para produtores de baixa renda, muitos dos quais são mulheres.

“A adoção e a promoção de práticas sustentáveis de produção exigem um esforço conjunto, algo que na prática é muitas vezes ausente ou insuficiente. Fazer essa mudança necessária na escala exige liderança voltada para o futuro nos setores público e privado”, disse a Administradora do PNUD, Helen Clark, na apresentação da iniciativa no Fórum de Sustentabilidade Empresarial Rio+20. O evento, realizado de 15 a 18 de junho, no Rio de Janeiro, reuniu representantes de centenas de governos, setor privado e ONGs para fortalecer a contribuição das empresas para o desenvolvimento sustentável.

Mais de dois terços dos agricultores vivem com menos de um dólar por dia

Como principal impulsionador do crescimento e maior empregador em muitos países em desenvolvimento, a agricultura representa uma oportunidade para alcançar a população pobre. Mais de dois terços das pessoas vivem com menos de um dólar por dia de trabalho na agricultura, e as mulheres são uma proporção significativa.

Na Indonésia, uma plataforma nacional de óleo de palma será lançada no próximo mês para impulsionar a subsistência de pequenos agricultores e reduzir o desmatamento, envolvendo grandes grupos produtores e companhias compradoras, incluindo a IKEA, Kraft e Johnson & Johnson, em uma nova parceria do PNUD com o governo da Indonésia.

O Fórum de Sustentabilidade Empresarial Rio+20 terminou com um apelo a governos, empresas e outros parceiros a aderir à iniciativa e ajudar a construir os mercados sustentáveis e inclusivos de amanhã.
Fonte: ONU

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.