Mundo
 
 
 
 
Rio+20 será considerada um fracasso se não houver consenso, diz diretor da ONU
 

18/06/2012 - 15h25 - Rio+20 - Vitor Abdala e Thais Leitão - Repórteres da Agência Brasil - Rio de Janeiro – O diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável, Assuntos Econômicos e Sociais da Conferência das Nações Unidas sobre Sustentabilidade, Rio+20, Nikhil Seth, disse que se não houver consenso em torno do texto final, a conferência será considerada um fracasso internacional. A declaração foi dada em entrevista coletiva concedida à imprensa, na tarde de hoje (18), no Riocentro, onde estão ocorrendo as negociações em torno do documento.

“É um processo político. Todos estão envolvidos em criar o futuro que queremos. Se, hipoteticamente, não se chegar a um acordo, isso será um fracasso coletivo, do sistema internacional”, disse Seth, ao ser perguntado se o fracasso das negociações lideradas pelo Brasil poderia ser considerado um fracasso brasileiro.

Seth disse, no entanto, que está otimista de que haverá um consenso em torno do documento e que esse será um bom texto. “O fato de termos um texto que nos dará uma direção para onde devemos ir já é uma boa conquista”, afirmou Seth.

Por meio de mensagem lida pelo porta-voz da conferência, durante a entrevista, o secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, disse acreditar que a disposição das delegações em trabalhar duro em torno do documento para conclui-lo hoje será bem sucedida. “Delegados concordaram que o Brasil produziu um texto coerente e consolidado.”

Também em entrevista coletiva, o ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Peter Altmeier, disse, nesta segunda-feira, que o texto que está sendo negociado traz avanços substanciais, mas que ainda há espaço para melhorá-lo. Segundo ele, o documento poderia ser ambicioso, por exemplo, no que se refere aos oceanos.

+ Mais

Rio está em estado de atenção devido à chegada de chefes de Estado

18/06/2012 - 17h31 - Rio+20 - Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro – A chegada de chefes de Estado deixou a cidade do Rio em estado de atenção desde a manhã de hoje (18), e a tendência é que o trânsito e a movimentação ma cidade fiquem ainda mais intensos nos próximos dias, quando estão previstos mais desembarques de comitivas e líderes mundiais na capital fluminense, em razão da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

De acordo com a prefeitura, somente hoje 21 comitivas devem chegar ao Rio e, a partir de amanhã (19), serão criadas faixas reversíveis nas principais vias da zona sul. Um esquema especial de trânsito será montado, com faixas exclusivas na Linha Vermelha. A Avenida Niemeyer vai operar em regime especial.

O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, recomendou à população utilizar, durante toda essa semana, o transporte público e evitar carros particulares. “Neste momento, o Rio de Janeiro é a capital do mundo. É um evento extremamente importante para nós, mas que acarretará em algum transtorno para o cidadão”, explicou o secretário.

Já é possível ver batedores cruzando as ruas do centro, da zona sul e na Barra da Tijuca, zona oeste, onde ocorre o evento oficial da Rio+20. Algumas ruas da região ficarão interditadas para a chegada dos presidentes e representantes dos países participantes. Para a segurança das comitivas, estarão a postos 450 motociclistas das Forças Armadas, Guarda Municipal e Polícia Federal.

“Está insuportável esse trânsito. E o pior é que amanhã ainda tenho trabalho e não vai dar para fugir desse caos”, reclamou o corretor de imóveis Cláudio Bonfim que demorou 40 minutos para completar o trajeto de casa até o trabalho nesta manhã, quando demoraria normalmente 15 minutos.

A Rio+20 termina no dia 22 e deve atrair para a cidade mais de 70 mil pessoas, incluindo mais de 100 chefes de Estado, contando com os eventos que ocorrem paralelamente à agenda oficial, como os debates e atividades da Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, e no Espaço Humanidade 2012, em Copacabana, na zona sul, entre outros.
Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.