Mundo
 
 
 
 
Governo brasileiro mantém discurso de reconhecimento do avanço nas negociações da Rio+20
 

20/06/2012 - 19h10 - Rio+20 - Carolina Gonçalves e Renata Giraldi - Enviadas Especiais da Agência Brasil - Rio de Janeiro – Em meio às críticas ao documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o governo brasileiro mantém um discurso alinhado de reconhecimento dos avanços nas negociações. O estabelecimento da meta de erradicação da pobreza como uma prioridade dos 193 países da Organização das Nações Unidas (ONU) é apontado como uma das maiores conquistas do evento.

De acordo com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a convergência de posições em torno de temas polêmicos indica o resultado positivo das negociações. “O documento trata de pontos muito relevantes. Em uma conferência como esta, o consenso é muito importante. É melhor do que ficarmos sem um documento final, mesmo não sendo o texto dos sonhos”, disse.

Os compromissos para erradicação da pobreza e da fome, para o combate à discriminação racial e o debate sobre novos modelos de produção e consumo são pontos celebrados pelo Brasil. Mas o que o governo brasileiro destaca com veemência é a reafirmação dos compromissos assumidos pelos países na Conferência das Nações Unidas para Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rio92.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, garantiu que “não haverá retrocesso” em metas acordadas há duas décadas. Mercadante ainda acrescentou que os negociadores brasileiros e estrangeiros e os líderes que vão avaliar o texto concluído na madrugada de ontem (19) precisam considerar a redefinição de indicadores de desenvolvimento.

Ao defender a inclusão de métricas ambientais e sociais, o ministro explicou que o índice usado atualmente, o Produto Interno Bruto (PIB), não reflete o crescimento real das economias. “O PIB revela a riqueza produzida, mas não trata da distribuição dessa riqueza ou dos impactos ambientais que o desenvolvimento produz”, disse.

Mercadante ainda destacou o espaço que a sociedade civil teve na conferência e lembrou que as delegações e representantes do setor privado dos países se comprometeram com a criação e implementação dos Objetivos do Milênio, programa estabelecido pela ONU. “Pelo documento, as empresas terão que fazer relatórios frequentes dos compromissos com o desenvolvimento sustentável”, disse.

+ Mais

Presidente de ilha que corre risco de afundar classifica desenvolvimento sustentável como bem de todos

20/06/2012 - 20h46 - Rio+20 - Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro – O presidente de Kiribati, Anote Tong, disse hoje (20), em seu discurso na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que o desenvolvimento sustentável tem que proporcionar um bom futuro para todas as nações e não apenas para algumas.

Kiribati, assim como as ilhas Maldivas e Tuvalu, é uma das nações que correm o risco de desaparecer por causa das mudanças climáticas e a consequente elevação do nível dos oceanos, já que são ilhas de baixa altitude.

“A pergunta que deveríamos nos fazer é: será que fizemos o suficiente? Fomos na direção certa? Nossa experiência de 20 anos é que, como comunidade global, falhamos”, disse Tong. Segundo ele, o desenvolvimento de uma nação não pode se dar à custa de outros países e do planeta como um todo.
Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.