Mundo
 
 
 
 
Na abertura, Dilma deve ressaltar a necessidade de unir forças para avançar e garantir o futuro das gerações
 

20/06/2012 - 12h10 - Renata Giraldi e Carolina Gonçalves - Enviadas Especiais - Rio de Janeiro – Na abertura oficial da Conferência das Nações Unidas, Rio+20, a presidente Dilma Rousseff deve defender a necessidade de um esforço conjunto para garantir um planeta sustentável. No discurso, ela pretende destacar os avanços obtidos no texto do documento da conferência, no qual o desenvolvimento sustentável deve ocorrer por meio da erradição da pobreza e a inclusão social. Durante a abertura, marcada para as 16h de hoje (20), Dilma irá ressaltar a necessidade de se pensar nas gerações futuras.

Como presidente ex officio da conferência, Dilma pretende dar um tom conciliador eliminando a sensação de que as divergências causadas pela falta de acordo em relação a temas-chave prevaleceram nas negociações dos últimos dias. A presidenta pretende reiterar que o documento final foi o consenso possível.

Ontem (19), no México, Dilma respondeu às críticas sobre a ausência de vários pontos no documento, como queriam as nações em desenvolvimento e os movimentos sociais, tais como a criação de um fundo para o desenvolvimento sustentável e a transformação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em órgão autônomo.

Para a presidenta, é necessário entender a aprovação do rascunho do texto final como uma vitória. “Temos que comemorar, sim, como uma vitória do Brasil, ter conseguido aprovar um documento que seja um documento oficial entre os diferentes países, contemplando posições distintas”, disse, depois da reunião de Cúpula do G20 (países com as maiores economias do mundo), em Los Cabos, no México.

Na abertura da Rio+20, deverão estar presentes cerca de 100 chefes de Estado e Governo. Pelo menos 50 têm direito a discursar, por cerca de cinco a dez minutos. Pelo modelo de reuniões anteriores, os presidentes, vice-presidentes, primeiros-ministros e vice-primeiros-ministros fazem uma espécie de balanço sobre o que seus países avançaram na área de desenvolvimento sustentável.

Um dos discursos mais esperados, de acordo com os negociadores, é o do presidente da França, François Hollande. No cargo há cerca de um mês, Hollande deve fazer um discurso oposto ao do seu antecessor, Nicolas Sarkozy. O atual presidente francês é defensor das questões ambientais e do desenvolvimento sustentável.

+ Mais

Líderes indígenas e religiosos rezam pelo planeta e celebram abertura da cúpula da Rio+20

20/06/2012 - 9h44 - Rio+20 - Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro – Ambientalistas e lideranças religiosas e indígenas de diferentes partes do mundo realizaram nesta manhã (20) um encontro inter-religioso para rezar pelo planeta. A pouco mais de 1 quilômetro dali, chefes de Estado e de Governo chegavam ao Riocentro, zona oeste do Rio, para o primeiro dia da cúpula da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

O organizador do evento, Marcelo Shama, explicou que o encontro reuniu diferentes gerações e vários cultos para marcar o início do inverno e a abertura da conferência. “Aqui eles celebram o início de um novo tempo e de transformação. A ideia foi abrir os caminhos da Rio+20 para que as negociações avancem e que se crie uma nova consciência em relação ao meio ambiente e à vida”.

A ambientalista norte-americana Hanne Strong participou da Rio92 e voltou à cidade desapontada com a falta de avanços nas metas assumidas pelos governantes que participaram da conferência há 20 anos.

“É frustrante. Todos os acordos estão dando marcha a ré. Ainda estamos tentando fazer valer acordos de 20 anos atrás. Sabemos que os líderes mundiais não vão fazer nada pelo planeta ou pelas pessoas. A mãe Terra precisa da ajuda do povo e por isso que estou aqui.”
Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.