Mundo
 
 
 
 
Governador do Amapá entrega “Carta da Amazônia Brasileira” a diretor-executivo da Rio+20 e à ministra Ideli Salvatti
 

21/06/2012 19:50 - Povos indígenas, Amazônia, Educação ambiental, Inclusão social - CNO Rio+20 - Secretária do Meio Ambiente do estado do Amazonas assina pacto para educação ambiental com a Ocean Futures Society

No início da tarde desta quinta-feira, 21 de junho, o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, entregou a Carta da Amazônia Brasileira ao diretor-executivo da Rio+20, Brice Lalonde, e à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, durante o encontro “Construindo Juntos o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, realizado no Riocentro. O documento, que contém 456 proposições, artigos e demandas, é resultado de um trabalho conjunto entre os governos dos nove estados integrantes da Amazônia Legal.

“Entregarei esta carta aos países membros da ONU e, com certeza, ela será divulgada por todo o mundo. Ela representa a voz da Amazônia”, afirmou Lalonde.

Almir Suruí, representante dos povos indígenas, parabenizou os governadores pela carta, que, segundo ele, é “um grande pacto pela Amazônia, que mostra para o mundo como é possível valorizar a nossa cultura e a nossa floresta em pé”. “Com isso, seremos capazes de construir um mundo mais sustentável e mais justo”, finalizou.

Além da preservação da Amazônia, a inclusão social e a educação ambiental com foco nas crianças também foram tema dos debates.

A ministra Ideli Salvatti declarou que o documento é de suma importância para a inclusão da Amazônia Brasileira nas principais agendas ambientais. “Todos os pontos que estão contidos nessa carta são fundamentais para que possamos lutar pela dignidade e pela inclusão das pessoas que vivem na Amazônia”.

Ao final das discussões, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do estado do Amazonas, Nádia Ferreira, e o presidente da Ocean Futures Society, Jean-Michel Cousteau, assinaram documento em que se comprometem a trabalhar a questão da educação ambiental de forma integrada.

Estiveram presentes também o chefe de assuntos federativos da Presidência da República, Olavo Noleto, o doutor Roberto Vicentini, do Instituto Chico Mendes, o governador de Roraima, José Anchieta Júnior, o governador de Rondônia, Confúcio Moura, o vice governador do Mato Grosso, Chico Daltro, a presidenta da Ocean Futures Society no Brasil, Leda Bozaciyan, deputados, senadores e representante das organizações da sociedade civil.

+ Mais

Projeto estuda os seis biomas brasileiros

21/06/2012 14:30 - CNO Rio+20 - Objetivo da rede de pesquisa é conhecer melhor a biodiversidade brasileira e criar tecnologias de produção sustentável - O Brasil é um dos países com maior potencial para produção sustentável no mundo, pois apresenta uma rica biodiversidade. Além disso, é pioneiro em inovação de tecnologias agropecuárias e preserva 61% do seu território com vegetação nativa. Na busca por desenvolver uma agropecuária cada vez mais sustentável, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) apresentou durante a Rio+20 o Projeto Biomas, no espaço AgroBrasil, localizado no armazém 4 do Píer Mauá.

O projeto inovador estudará os seis principais biomas brasileiros e estabelecerá uma rede de pesquisa abrangente para elaborar modelos de produção sustentável em todas as regiões do país, com foco no uso da árvore nas propriedades. São mais de 200 pesquisadores que farão análises da vegetação em estudo e usarão uma fazenda modelo como referência para desenvolver tecnologias.

Serão seis biomas estudados:
Amazônia
Caatinga
Cerrado
Mata Atlântica
Pantanal
Pampas

A fase inicial do projeto, lançado ano passado, durará nove anos e conta com aporte de R$ 20 milhões da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). "Vamos mostrar ao mundo que o Brasil não é apenas um grande produtor de alimentos, também apresenta uma produção agropecuária embasada em técnicas científicas e ambientalmente sustentáveis", afirma a senadora Kátia Abreu, presidente do CNA.

Além de avaliar resultados de pesquisas já existentes, o projeto conceberá pesquisas de caráter diagnóstico, monitoramento e experimental em Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RL) e seus entornos, gerando modelos de uso e preservação que possam ser mais coerentes com as realidades locais.

Com o auxílio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), também será realizado o trabalho de extensão rural, em que será feita a capacitação de agentes locais para que eles possam transferir os conhecimentos obtidos pelos produtores rurais nas fazendas estudadas.
Fonte: CNO Rio+20

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.