Notícias
 
 
 
Lounge Meio Ambiente
(Semana do Meio Ambiente 2007: Shopping SP Market)

Com o tema “Venha saber algumas verdades sobre o Meio Ambiente. Mesmo que elas sejam inconvenientes”, o Pick-upau em parceria com o Shopping SP Market, realizou durante a Semana do Meio Ambiente 2007, o Lounge Meio Ambiente. O evento, que teve duração de oito dias e começou no domingo, dia 03 de junho, levou ao shopping atividades de educação ambiental e muita informação através de folders, catálogos, banners, livros e DVDs.

Wilson Mahana/Pick-upau
Lounge Meio Ambiente na Praça Panamericana

O espaço que foi apresentado em temas desenvolveu, na educação ambiental, atividades de pintura sobre a fauna e a flora e reciclagem de papel que foram atrações para o público infanto-juvenil. O “Projeto Outono – Folhas do Conhecimento”, do Pick-upau, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, através do CEPLEA (Coordenadoria de Educação Ambiental) apresentaram 200 livros para a exposição, entre eles “Uma Verdade Inconveniente”, do ex-vice-presidente norte-americano Al Gore, baseado no documentário de mesmo nome que ganhou dois Oscars, melhor canção e melhor documentário. Além do aquecimento global, o espaço leitura, apresentou obras sobre desmatamento, fontes de energia, recursos hídricos, ecoturismo, desenvolvimento sustentável, educação ambiental e preservação do patrimônio histórico, cultural, artístico e natural do Brasil.

Wilson Mahana/Pick-upau
Visitantes buscam informações em livros da exposição.

Durante os oito dias de evento foram exibidos diversos vídeos sobre unidades de conservação, aquecimento global, educação ambiental e recursos hídricos. Com enfoque na Mata Atlântica, foram exibidos vídeos sobre os Parques Estaduais Carlos Botelho, em São Miguel Arcanjo/Sete Barras; Fontes do Ipiranga e Cantareira, em São Paulo; Ilha do Cardoso, em Cananéia; Jacupiranga, localizado no município de Eldorado; Parque Ecológico Monsenhor Salim e Juréia; o Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), em Iporanga, além do documentário “Uma Verdade Inconveniente” da Paramount. Entre outros documentários e matérias especiais, ao todo foram mais de 15 horas de exibição.

Wilson Mahana/Pick-upau
Instituto Florestal apresenta exposição sobre Unidades de Conservação.

O evento foi divido em duas partes, na Praça Panamericana, no centro do shopping, ficou o Lounge e na segunda praça de alimentação foi instalada a exposição “Operação Natureza - Córregos Limpos” sobre o novo plano do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Wilson Mahana/Pick-upau
Exposição "Córregos Limpos" da Sabesp.

O Pick-upau também realizou uma pesquisa durante o evento. Foram feitas perguntas sobre coleta seletiva de lixo, atuação dos governos e das ONGs na questão ambiental no Brasil e avaliação do público a temas como aquecimento global, fontes de energia, tráfico de animais, escassez de recursos hídricos e desmatamento. Veja a pesquisa completa. Em outra enquete feita pelo SP Market, quando perguntado sobre a avaliação do evento, os entrevistados destacaram a exposição de orquídeas, o ótimo nível de atendimento dos monitores, todos alunos de biologia da UNISA (Universidade de Santo Amaro) e que trabalharam voluntariamente. Outro ponto citado pela maioria dos entrevistados foi a exposição fotográfica de J. Andrade, sobre a Mata Atlântica, com enfoque nas unidades de conservação do Estado de São Paulo.

Wilson Mahana/Pick-upau
Público se diverte com jogos de educação ambiental do Clubinho Sabesp e o do Pick-olino.

Educação Ambiental

Entre livros de educação ambiental, desenhos animados do Clubinho Sabesp, e oficina de reciclagem de embalagens de longa vida, da Tetra Pak, as crianças que visitaram o estande, produziram cerca de 650 desenhos com giz de cera, guache a base de água e papel reciclado. Veja alguns desses desenhos que foram publicados no Pick-olino. A faixa etária dos pequenos visitantes foi de um ano e meio a 12 anos de idade. As crianças também puderam se divertir com jogos educativos nos terminais de computador que foram instalados no local.

Wilson Mahana/Pick-upau
Pintura no espaço de educação ambiental.

O evento, que recebeu ao longo dos dias, a decoração de 2.200 litros de folhas secas vindas do Jardim Botânico de São Paulo e que teve como trilha sonora o canto de pássaros como sabiá laranjeira, canário belga, curió paracambi, galo de campina, bigodinho preto de minas entre outros, distribuiu diversos folders, catálogos, pôsteres e sementes de angico vermelho - Anadenanthera macrocarpa (Benth.) Brenan, doadas pelo Instituto Florestal de São Paulo.

Wilson Mahana/Pick-upau
Crianças aprendem a fazer papel reciclado.

Dentre o material apresentado aos visitantes destaque para os “21 Projetos Ambientais Estratégicos” e “DEPRN - Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais”, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo; “Arborização Urbana e Técnicas de Poda” e “Família Volts – Consumo Inteligente de Energia Elétrica”, da Eletropaulo, além de material sobre reciclagem e recursos hídricos. Parte deste material foi disponibilizado pelo Pick-upau, nas editorias Mundo e Dicas do Pick-upau, veja abaixo o link para as matérias.

Mata Atlântica e Pneus

Em 2003, o Pick-upau escreveu o artigo “Futuro do Brasil e o Brasil no Futuro”, publicado na Revista Expedição Ecoturismo (veja a matéria na Editoria Galeria), sobre o futuro ambiental no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre os possíveis problemas que o país enfrentaria estava a questão da importação de pneus usados. Naquele momento, a ameaça era apenas dos países vizinhos da América Latina. No entanto, desde o ano passado a União Européia, através de uma nova resolução (lei), que a princípio contou com o ‘apoio’ da OMC (Organização Mundial do Comércio), para que seus pneus velhos e usados fossem exportados para outros países, entre eles o Brasil.

Wilson Mahana/Pick-upau
Mostra de fotos da Mata Atlântica.

A questão ainda está sendo discutida, mas no Espaço Meio Ambiente, o Pick-upau promoveu uma exposição com trinta imagens da Mata Atlântica que foram dispostas em totens feitos de pneus usados, cedidos gentilmente pela Eco Ciclo, empresa especializada na trituração deste material. A mostra também serviu como motivo para que os monitores informassem ao público visitante sobre o caso dos europeus quererem impor a países como o Brasil este tipo de lixo.

Wilson Mahana/Pick-upau
Exposição de orquídeas foi um dos destaques do espaço.

A exposição que foi totalmente baseada no estado de São Paulo, mostrou imagens de unidades de conservação como os parques da Ilha Anchieta, Serra do Mar (Núcleo Picinguaba), ambos em Ubatuba, Carlos Botelho, Intervales entre outros. No Espaço Mata Atlântica, além das fotos e da doação de sementes, uma exposição de orquídeas foi um dos destaques da Semana. Promovida pela SOCAN – Sociedade Orquidófila da Cantareira, cerca de quarenta espécimes foram apresentadas ao público, que se encantaram com a beleza de uma das espécies mais apreciadas da natureza.

Veja mais!

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.