Notícias
 
 
 

'Atmosfera’ participa de simpósio sobre áreas degradadas
Simpósio sobre áreas degradadas reúne mais de 700 pesquisadores

03/12/2009 – Simpósio sobre Recuperação de Áreas Degradadas (RAD), organizado pelo Instituto de Botânica de São Paulo e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente reúne mais de 700 participantes, apresenta cerca de 73 trabalhos e 40 palestrantes de vários setores. Durante o evento foram discutidas pesquisas científicas e políticas públicas, além da legislação ambiental vigente que trata do assunto de restauração e conservação da biodiversidade.

O evento foi aberto pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, que falou sobre a importância da pesquisa no desenvolvimento de novas técnicas como referência para plantios em áreas degradadas. “Hoje, temos informações suficientes sobre espécies e biomas, permitindo-nos normatizar a recuperação de áreas”, disse.

Pedro Calado /SMA
Secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, abre simpósio em São Paulo.

O secretário ressaltou que a SMA, através do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares, possui um cadastro com 375 mil hectares de áreas ripárias em recuperação no Estado de São Paulo, podendo chegar a 1 milhão de hectares em 2020. Se recuperada, esta área pode absorver até 220 milhões de toneladas de dióxido de carbono – CO2.

A solenidade de abertura do simpósio também contou com as presenças de Vera Bononi, diretora geral do Ibt, Luiz Mauro Barbosa, pesquisador científico do IBt e organizador do simpósio, Silvio Aleixo, secretário-adjunto dos Transportes, e Marcelo Arreguy, assessor de meio ambiente da Desenvolvimento Rodoviário S.A – DERSA.

Pedro Calado /SMA
Público durante o simpósio de RAD.

A coordenadora do ‘Atmosfera’ (www.atmosfera.org.br), a bióloga e doutora em bioquímica, Heloisa Candia Hollnagel, participou do simpósio e avaliou como muito bom o encontro. Segundo a pesquisadora, as informações apresentadas e debatidas serão importantes no desenvolvimento de PRADs (Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas) e na relação entre a recuperação da biodiversidade e a neutralização de emissões de gases de efeito estufa.

Sobre o ‘Atmosfera’

Atmosfera é um projeto socioambiental que permite a neutralização e a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo o dióxido de carbono (CO2).
Toda e qualquer atividade antrópica gera a emissão de gases do efeito estufa, o que tem levado ao desequilíbrio das condições climáticas da Terra, comumente chamado de aquecimento global.

Estas ações - ou pelo menos, parte delas -, podem e devem ser neutralizadas por pessoas físicas ou jurídicas, por meio do plantio de árvores nativas brasileiras, identificadas por georreferenciamento e monitoradas ao longo de seu desenvolvimento.

Atualmente, empresas que atuam de forma planejada para o desenvolvimento sustentável, têm se destacado. As maiores corporações do planeta têm investido em ações de responsabilidade socioambiental. Além de adquirir maior competitividade e sentimento coletivo de contribuição para uma causa de grande relevância, existe o reconhecimento de seus clientes e consumidores. Desta forma melhora-se o balanço social (valor da empresa e suas ações em Bolsa). Em consonância com esta demanda, nos últimos anos o Pick-upau desenvolveu vários projetos ambientais de neutralização de emissões de GEE, atendendo a empresas e pessoas físicas com a nova visão de sustentabilidade ambiental.
Saiba mais www.atmosfera.org.br

Da Redação

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.