Notícias
 
 
 

Saguis são resgatados em São Paulo
Ativistas foram chamados para resgatar primatas em apartamento

Ativistas da Agência Ambiental Pick-upau foram acionados esta semana para resgatar dois primatas que estavam vivendo em cativeiro, em um apartamento, no bairro da Saúde, região sul da capital paulista. A ex-dona dos sagüis resolveu, espontaneamente, entregar os animais para que fossem levados a um local apropriado.

Pick-upau/Divulgação
Saguis são resgatados em São Paulo.

Assim que a organização foi comunicada, os ativistas seguiram para o local a fim de avaliar as condições gerais dos saguis e do local do cativeiro. Depois solicitaram a colaboração do Parque Fundação Jardim Zoológico de São Paulo, que cedeu as gaiolas para o transporte dos animais.

Assim que os animais foram resgatados, os ativistas seguiram para o 1° Batalhão do Comando da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, localizado no Parque Ecológico do Guarapiranga, onde foi feito o BO (Boletim de Ocorrência) da ação, e onde os pequenos primatas passaram a noite.

Pick-upau/Divulgação
Polícia Ambiental recebe saguis.

No dia seguinte Tufinho um [sagui-de-tufos-brancos / Callithrix jacchus] e Tufão um [sagui-de-tufos-pretos / Callithrix penicillata], como foram apelidados, partiram, levados pela Polícia Ambiental para o C.R.A.S. do Parque Ecológico do Tietê, que recebe em média, cerca de 250 animais silvestres por mês, oriundos de apreensões da Polícia Ambiental de São Paulo, do Ibama e doações voluntárias.

Pick-upau/Divulgação
Tufinho e Tufão vão morar no Parque Ecológico do Guarapiranga.

A unidade Engenheiro Goulart (Parque Ecológico do Tietê), abriga o C.R.A.S. (Centro de Recepção de Animais Silvestres) "Orlando Villas Boas", o primeiro local desta natureza criado no país. Segundo o órgão, a maioria dos animais recebidos apresenta ferimentos e agressões decorrentes do convívio com seres humanos, muitos deles resgatados nas mãos de traficantes. De acordo com o C.R.A.S., primatas, por exemplo, chegam ao centro com dentes serrados e pássaros apresentam olhos perfurados ou queimados.

Pick-upau/Divulgação
Ativista observa radiografias de um dos animais.

Campanhas contra o tráfico

Desde 2005, a Agência Ambiental Pick-upau, em parceria com o Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, ligado a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, vem divulgando informações sobre o tráfico de animais silvestres no país. Durante eventos e ações do Pick-upau, espaços destinados a educação ambiental com ênfase no tráfico de animais são atrações com exemplares taxidernizados e peles de cobras e outros animais, todos vítimas de traficantes.

Pick-upau/Divulgação
Ativista fala sobre tráfico de animais durante um evento do Pick-upau.

Saiba mais sobre as espécies resgatadas
A palavra “sagui”, em tupi-guarani refere-se à espécie de primata pequeno e de rabo comprido. Existem aproximadamente 18 espécies destes macacos do novo mundo descritos atualmente pertencentes à família Callitrichidae.

Pick-upau/Divulgação
Saguis são resgatados em São Paulo.

São animais arborícolas e onívoros, alimentam-se de folhas, frutos, insetos, pequenos artrópodes e até mesmo filhotes de aves. Estão entre os menores primatas do mundo (maiores apenas que o lêmure anão) e ocupam toda a America do Sul e Central, socializam-se em bandos na média de 10 indivíduos mas podem ser avistados sozinhos ou em pares.

Extremamente ágeis, apresentam hábitos diurnos deslocam-se verticalmente e/ou em saltos, raramente adotam a postura bípede. Tem capacidade de emitir vocalizações, possuem o dedo polegar da mão muito curto e não oponível, unhas em forma de garras e 32 dentes, sendo oito incisivos, quatro caninos, doze pré-molares e oito molares. Entre os animais do C.R.A.S. estão araras, papagaios, tucanos, sagüis, macacos-prego, quatis, catetos, jabutis entre outros.

Família: Callitrichidae
Gênero: Callithrix
Espécie: Callithrix jacchus
Nome Popular: sagui-comum, sagui-de-tufos-brancos, sagui-estrela-de-pincéis-brancos, mico-estrela-de-tufo-branco, sagui-do-nordeste
Bioma natural: Caatinga - Mata Atlântica
Estimativa de vida: 20 anos
Descrição:
Coloração geral do corpo cinza claro com reflexos castanhos e pretos. Baixo dorso e cauda com faixas transversais, sendo que a cauda apresenta, alternadamente, anéis largos e escuros e anéis mais estreitos e claros. Ápice castanho escuro com pouco branco no focinho. Fronte com uma mancha branca. Tufos de pêlos brancos circum-auriculares acima e na frente das orelhas, as escondendo.
Peso: 230-350g

Espécie: Callithrix penicillata
Nome Popular: sagüi-do-cerrado, mico-estrela, sagüi-de-tufos-pretos
Descrição:
Coloração geral cinzenta escura com o baixo dorso estriado.Face e cabeça até as escápulas negras ou castanho-escuras. Tufos pré-auriculares longos e negros, em forma de pincel. Mancha branca na fronte. Cauda anelada.
Bioma natural: Cerrado - Caatinga - Mata Atlântica
Ocorrência nos Estados: SC (Introduzido) - SP - RJ (Introduzido) - MG - TO - PI - MA (Introduzido) - BA - MS - GO – DF
Estimativa de vida : 20 anos
Peso: 250g

- Conheça outros primatas brasileiros

- Vejas as espécies ameaçadas de extinção

- Saiba mais sobre a campanha contra o tráfico de animais

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada a preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.