Notícias
 
 
 

Consema aprova enviar ao governador Projeto de Lei do Mosaico da Jureia-Itatins
Desde sua criação, em 1986, região enfrenta problemas

15/11/2011 - Durante a 289ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) foi aprovado o encaminhamento, ao governador Geraldo Alckmin, o projeto de lei que altera os limites da Estação Ecológica Jureia-Itatins e institui o Mosaico de Unidades de Conservação local. Sugestões que foram apresentadas pelos conselheiros também foram anexadas ao documento. A votação terminou com 20 votos a favor, um contra e seis abstenções.

A principal finalidade do projeto é conseguir harmonizar o desenvolvimento sustentável das populações tradicionais com a conservação do local.

José Jorge Neto/SMA

“Por respeito ao CONSEMA decidimos apresentar ao plenário este projeto”, disse Rubens Rizek, Secretário Adjunto do Meio Ambiente, que presidiu a reunião.

Em 1986 foi criada a Estação Ecológica da Jureia-Itatins, com o intuito de aumentar a proteção ambiental no local. Em virtude desse alto grau de preservação não é admitido nenhum tipo de ocupação ou exploração econômica no local. Fato que afeta diretamente a vida das comunidades tradicionais do local.

Na tentativa de se resolver o impasse, no ano de 2006, foi publicado um projeto de lei para a criação do Mosaico Jureia-Itatins. Porém, em 2009, o Tribunal de Justiça de São Paulo considerou o projeto inconstitucional, alegando que os estudos que basearam as mudanças eram insuficientes.

A fim de resolver o problema, um novo projeto de lei foi elaborado e discutido no CONSEMA. João Gabriel Bruno, Diretor Executivo da Fundação Florestal, defendeu o projeto ressaltando que “a criação do Mosaico aumenta a área de proteção integral”.

Para o conselheiro Daniel Smolentzov, da Procuradoria Geral do Estado, é imprescindível a aprovação do Plano de Manejo do local, impedindo que, em caso judicialização, afirmem novamente que os estudos que fundamentaram as mudanças são insuficientes.

Foi apresentada por representantes da União de Moradores da Jureia uma contraproposta protocolada pelo CONSEMA.

Como segundo item da ordem do dia, também foi aprovado pelo plenário o relatório final de controle e atualização da lista de espécies exóticas da Câmara Técnica de Biodiversidade, Florestas, Parques e Áreas Protegidas.

Espécies exóticas são consideradas um problema ambiental, pois competem diretamente com as nativas. O relatório aprovado proíbe apenas espécies que não possuem nenhum tipo de utilidade econômica.

O terceiro item da ordem do dia foi adiado, por unanimidade, para a próxima reunião. O tema a ser discutido era a análise de eventuais propostas a serem acrescentadas no Plano de Controle de Poluição Veicular, elaborado pela Companhia Ambiental Paulista (CETESB). O objetivo do adiamento foi dar mais tempo para os conselheiros apresentarem suas sugestões.

Na mesma reunião, aprovou-se ainda a Minuta de Deliberação sobre a criação das Câmaras Regionais do Alto Tietê e do Ribeira de Iguape/Litoral Sul e Alto Paranapanema, com participação da sociedade civil.

Finalizando o dia, o plenário aprovou a aliança do CONSEMA com o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, nomeando as conselheiras Helena Carrascosa e Nerea Massini como interlocutoras.

Da Redação
Colaborou Júlio Vieira/SMASP
Foto: José Jorge Neto/SMA

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.