Notícias
 
 
 

Parque Estadual pode sofrer perdas ambientais
Secretaria da Agricultura se transformará em hotel, de acordo com o projeto de concessão

Um projeto de lei enviado pelo governador Geraldo Alckmin à Assembleia Legislativa prevê a concessão de parte da área do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI) à iniciativa privada. O espaço se localiza entre a Av. Miguel Stéfano e a Rodovia dos Imigrantes, na Água Funda, e abrange uma área total de 5,26 milhões de m². A proposta estipula a ocupação de uma área de 167 mil m².

O intuito, de acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional de SP, é transformar o Centro de Exposição Imigrantes, localizado no PEFI, em um megacomplexo, com centro de convenções, hotel e pavilhão de exposições.

Reprodução

Ambientalistas como Celso Henriques de Paula, Conselheiro Regional do Meio Ambiente, se opõem à medida, alegando possíveis impactos ambientais. “A área em questão sempre foi uma ‘gruta’ com vegetação natural e com várias nascentes. Caso devastem mais a vegetação, a tendência é a água ir embora”.

Em contrapartida, a pasta de Planejamento assegura que “a ampliação é importante para estimular o turismo de negócios na capital e não vai trazer impacto ambiental significativo”.

O diretor executivo da Pick-upau, Julio Andrade, discorda do governo e acredita que a sociedade tem muito a perder com a medida. “Além de enfrentar poluição sonora e atmosférica com o aumento da circulação de pessoas e automóveis, a população local deixaria de ser atendida pelo Centro de Esporte, Cultura e Lazer, que fica no PEFI, porque ele vai ser removido”, conta.

Reprodução

O gestor desse centro, Roberto Duarte, diz desconhecer a suposta remoção.

Embora o governo afirme não se tratar de medida privatizadora, Júlio acredita que o que está sendo feito é, sim, uma forma de privatização. “E se eles conseguirem aqui, vão fazer mais em outros lugares”, afirma.

Na próxima segunda-feira, 10, às 19h, haverá uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater a questão.

Sobre o Movimento
O Movimento pela Conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga é uma coalizão formada por movimentos, pessoas e organizações da sociedade civil, contrárias ao Projeto de Lei nº 604, de 2012, enviado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pelo governador Geraldo Alckmin, que tem o objetivo de desafetar uma área do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga – PEFI, localizado na zona sul da cidade de São Paulo e construir um megaempreendimento com centro de exposições, hotéis, casas de shows e grandes áreas para estacionamento. Lançado em 28 de outubro de 2012, o Movimento tem o objetivo de mobilizar os diversos setores da sociedade a se a manifestarem contrários ao Projeto de Lei nº 604, de 2012 e sensibilizar o Poder Público do Estado de São Paulo a interromper este projeto que representa um retrocesso à conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. O Movimento de Defesa do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga é coordenado pela Agência Ambiental Pick-upau, membro do CONDEPEFI – Conselho de Defesa do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, membro do CONSEMA – Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, integrante da Comissão de Biodiversidade, Parques e Unidades de Conservação do CONSEMA, integrante da Comissão de Políticas Públicas do Estado de São Paulo no CONSEMA e representante da sociedade civil no Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.
Acesse: www.querofontesipirangainteiro.org.br

Do Jornal Logradouro
Foto: Reprodução

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.