Notícias
 
 
 

Metade dos ativistas ambientais assassinados na última década são brasileiros, diz estudo
Global Witness concluiu que 711 ativistas ambientais foram assassinados no mundo todo ao longo da última década

21/08/2013 – Segundo a organização não governamental Global Witness, 711 ativistas foram assassinados no mundo no decorrer da última década, e mais da metade são brasileiros.

No estudo divulgado, 365 ativistas brasileiros foram mortos entre 2002 e 2011 por defenderem o meio ambiente e os direitos humanos. Em segundo lugar na lista vem o Peru, com 123 mortos, seguido da Colômbia, com 70 ambientalistas assassinados.

O pesquisador britânico Billy Kyte, afirma que o Brasil está no topo da lista por conta de uma conjunção de fatores, desde a disputa pela terra aos recursos naturais. Mineração, agropecuária e setor madeireiro também colaboram com o índice de mortos no país.

Reprodução/BBC Brasil

Kyte afirma ainda que o elevado número deve-se ao bom monitoramento dos casos, a partir do relatório anual produzido pela Comissão Pastoral da Terra sobre os conflitos no Brasil. "Provavelmente há muitos outros casos que permaneceram ocultos. E o estudo nem leva em consideração as milhares de pessoas sendo intimidadas ou ameaçadas", diz. "Há uma grave falta de informações sobre essas mortes a um nível global, e ninguém está monitorando", disse Kyte em entrevista à BBC Brasil.

O estudo diz que o número de mortes vem crescendo nos últimos três anos. "Pedimos que os governos investiguem esses assassinatos, façam a justiça e tragam compensações às famílias que estão defendendo seus direitos à terra e à floresta", diz Kyte.

No estudo, as pessoas mortas estão relacionadas a confrontos decorrentes de denúncias, investigações e protestos por atividades de mineração, barragens hidrelétricas, caça ilegal, desenvolvimento urbano, além da exploração madeireira e agropecuária.

Com informações da BBC Brasil
Imagem: Reprodução

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.