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Consema dá licença de prolongamento da Carvalho Pinto
90a Reunião Extraordinária do Plenário do CONSEMA: Viabilidade ambiental do projeto de implantação do prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto (SP-070)

06/11/2013 – O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou no dia 30 de outubro, a viabilidade ambiental do projeto de prolongamento da rodovia Carvalho Pinto (SP-70), que liga São Paulo a Taubaté. O novo trecho será ampliado em 8,6 quilômetros até chegar na rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), principal acesso a Ubatuba.

SMA-SP/Divulgação

Os conselheiros aprovaram o parecer técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) que dá sinal verde ao Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA-Rima).

Com a aprovação do Consema, a CETESB emitirá a licença prévia (LP) em até cinco dias. Esse é o primeiro passo do Licenciamento Ambiental, o empreendimento ainda depende da licença de instalação (LI) para início das obras e licença de operação (LO) autorizando o funcionamento.

Wikimedia Commons/Reprodução

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Personalidades da área ambiental recebem a Medalha “João Pedro Cardoso”

Cinco personalidades da área ambiental foram homenageadas nesta quarta-feira, 16 de outubro, em solenidade que aconteceu no âmbito do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA.

A Medalha “João Pedro Cardoso” premia personalidades que tenham contribuído de maneira relevante para a educação, preservação e recuperação ambiental de São Paulo ou que de algum modo tenham colaborado para o sucesso e incentivo dessas ações.

“Este é o reconhecimento do estado de São Paulo pela contribuição, pesquisa, dedicação e carinho dessas pessoas à causa ambiental”, comentou o secretário do Meio Ambiente Bruno Covas, ao parabenizar os homenageados.

Receberam a Medalha:

Aziz Nacib Ab’Saber (in memorian), representado na ocasião por José Pedro de Oliveira Costa.
De São Luís do Paraitinga/SP. Foi geógrafo e professor universitário. Considerado referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e a impactos ambientais decorrentes das atividades humanas, foi um cientista polivalente, laureado com as mais altas honrarias científicas em arqueologia, geologia e ecologia. Membro honorário da Sociedade de Arqueologia Brasileira, grã-cruz em Ciências da Terra pela Ordem Nacional do Mérito Científico, Prêmio Internacional de Ecologia de 1998 e Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente. Era professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade e ex-presidente e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Iniciou suas pesquisas na área de geomorfologia e logo passou a incorporar conceitos de diferentes áreas do saber. Foi presidente do CONDEPHAAT – período em que propôs a abertura do processo de tombamento da Serra do Mar.

Carlos Alberto Cerqueira Lemos
O professor e arquiteto Carlos Alberto de Cerqueira Lemos nasceu na cidade de São Paulo em 1925. É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Dirigiu o escritório do arquiteto Oscar Niemeyer em São Paulo, quando participou da equipe que desenvolveu o projeto do parque Ibirapuera. Foi o responsável pela conclusão do edifício Copam.

É autor de diversos e significativos títulos sobre a História da Arquitetura Paulista. Foi diretor técnico e conselheiro do CONDEPHAAT, onde desenvolveu importantes trabalhos pela proteção do patrimônio cultural e natural do Estado. Participou do tombamento da Serra do Japi e da Jureia, da Serra do Mar e dos bairros Jardins na cidade de São Paulo.

Enéas Salati
Planejou e construiu o Laboratório de Espectrometria de Massa para Elementos Leves, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, CENA/USP. Coordenou pesquisas para estudar a origem da salinização das águas subterrâneas do nordeste brasileiro. Desenvolveu estudos de fixação do nitrogênio por gramíneas. Desenvolveu projetos sobre distribuição de energia solar no estado de São Paulo e no Brasil. Dentre as funções desempenhadas, destacam-se: diretor do Instituto de Física e Química da Universidade de São Carlos, USP, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia- INPA, diretor do CENA/USP, diretor técnico da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (de 1993 a março de 2011). Foi membro do Fórum de Mudanças Climáticas. Tem se dedicado a muitos aspectos da implementação das Convenções aprovadas na Rio 92.

Germano Seara Filho
Nasceu em 21 de agosto de 1942, em um pequeno vilarejo próximo de Itabuna/BA. No início da adolescência entrou para o seminário no qual iniciou seus estudos e, algum tempo depois, sua formação religiosa. Fez curso de Teologia e Doutorado em Psicologia em Roma. Voltou para o Brasil e foi convidado a integrar o quadro de funcionários da CETESB, em 1986, na Diretoria de Treinamento e Transferência de Tecnologia, quando veio a ocupar seu primeiro cargo como gerente de divisão na área de educação ambiental.

Com a criação da SMA, foi convidado a ser coordenador de Educação Ambiental, de onde saiu para exercer a função de secretário-executivo do CONSEMA, em 1991, função que desempenha até o dia de hoje, com firmeza e competência.

Luiz Carlos Turella
Ingressou na Polícia Militar em 26 de outubro de 1981 e a partir de 1982 passou a servir no policiamento ambiental. Desde então, já se passaram mais de trinta anos de serviços dedicados à proteção do meio ambiente e da sociedade paulista, período no qual desempenhou missões de caráter operacional e administrativo, sempre com muito empenho e profissionalismo, com um comprometimento elevado, o que o fez destacar-se positivamente ao longo de toda a carreira.

Em decorrência de seu potencial de trabalho foi chamado a atuar como instrutor nos cursos institucionais de especialização e aperfeiçoamento profissional, passando a compartilhar suas experiências com os demais policiais militares ambientais, auxiliando na capacitação técnica dos colegas de trabalho.

Atualmente, atua na Seção de Justiça e Disciplina da 1ª Companhia de Polícia Ambiental – Guarujá.

Licença
Trata-se da análise de viabilidade ambiental do projeto de implantação do prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto (SP-070), interligando a Rodovia Osvaldo Cruz (SP-125), sob responsabilidade da Concessionária das Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto S/A - Ecopistas.

A análise da equipe técnica do Departamento de Avaliação Ambiental de Empreendimentos – IE teve por base as informações contidas nos documentos relacionados ao Processo nº 124/2011, dentre os quais se destacam:
• Estudo de Impacto Ambiental – EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA elaborados pela Geotec Consultoria Ambiental Ltda. e protocolizados em 14/12/12 por meio do Ofício Ecopistas ECP-CSU-C 0142/12;
• Relatório de Atualização do Projeto de Prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto (SP-070), protocolizado em 07/08/13;
• Publicações referentes à solicitação da Licença Ambiental Prévia – LP protocolizadas em 17/12/2012 por meio do Ofício Ecopistas ECP-CSU 0145/12;
• Manifestação Técnica S/N°, emitida em 27/05/13 pela Prefeitura Municipal de Taubaté em atendimento ao artigo 5º da Resolução CONAMA nº 237/97;
• Certidões de conformidade com a legislação de uso e ocupação do solo S/N, emitidas em 24/05/13 e 17/10/13, pela Prefeitura Municipal de Taubaté;
• Anotação de Responsabilidade Técnica – ART n°9222 1220121717299, em nome do Geólogo Fernando Facciolla Kertzman, responsável pela coordenação do EIA/RIMA;
• Ficha de Ruídos nº 013/2013/IPAR emitido em 29/07/13 pelo Setor de Avaliação Ambiental de Ruído e Vibrações;
• Parecer Técnico CETESB nº 139/IPRS/12 emitido 05/09/13 pelo Setor de Avaliação e Apoio ao Gerenciamento do Uso do Solo;
• Parecer Técnico CETESB nº 005/13/CEEQ emitido em 21/01/13 pelo Setor de Atendimento a Emergências;
• Parecer Técnico CT-PL 01/2.013, emitido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul;
• Relatório de Vistoria CETESB nº 88/13/IETR emitido em setembro de 2013 pelo Setor de Avaliação de Empreendimentos de Transporte Rodoviário;
• Memórias das reuniões ocorridas na CETESB, nos dias 21/02/13 e 15/10/13;
• Relatório de Informações Complementares encaminhado pelo Ofício S/N°, protocolizado neste Departamento em 14/10/13; e
• Ofício CONSEMA 155/2013, encaminhando documentos relacionados à Audiência Pública realizada em 12/09/2013;
• Portaria nº 49 de 21/10/13 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, publicada no Diário Oficial da União de 22/10/2013.
• Parecer Técnico 363/13 SE/IPHAN/SP, emitido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em 04/09/2013.

Breve Histórico
O prolongamento da Rodovia em análise, faz parte de um empreendimento idealizado na década de 70, no âmbito do estudo do Macro Eixo São Paulo – Rio de Janeiro, como alternativa à Rodovia Presidente Dutra (BR-116), e teve seu primeiro trecho, com 50 km de extensão ligando São Paulo a Guararema, concluído na década de 80, denominado de Rodovia dos Trabalhadores. O segundo trecho, com obras concluídas em 1994 e com 70 km de extensão, liga Guararema a Taubaté e recebeu o nome de Rodovia Carvalho Pinto – SP-070. Atualmente, o corredor formado pelas Rodovias Ayrton Senna e Governador Carvalho Pinto perfaz um total de 119,21 km.

Em 14/12/12 foi protocolizado o EIA/RIMA do prolongamento da SP-070 em uma extensão de 7,8 km para ligação à Rodovia Oswaldo Cruz – SP-125. Em 14/02/13 foi realizada Audiência Pública no município de Taubaté.
Em 07/08/2013 foi protocolizado neste Departamento o “Relatório de Atualização do Projeto de Prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto (SP-070)”, que trata das alterações do projeto básico do empreendimento, que segundo o interessado foram motivadas pela necessidade de adequação do traçado às exigências da Prefeitura Municipal de Taubaté. O novo traçado proposto, objeto de deste Parecer, tem 8,6 km de extensão.

Sobre a Rodovia
Em 12/09/13 foi realizada nova Audiência Pública em Taubaté, tendo em vista a proposta do novo traçado do empreendimento. A Rodovia Governador Carvalho Pinto (SP-70) inicia-se no entroncamento com a Rodovia Ayrton Senna, no município de Guararema e termina na intersecção com a Rodovia Presidente Dutra que liga a cidade de São Paulo à do Rio de Janeiro e a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) que liga Taubaté a Campos do Jordão. Foi inaugurada incompleta em 23 de Dezembro de 1994, pelo então Governador Luiz Antônio Fleury Filho. A inauguração definitiva ocorreu em 16 de Setembro de 1998. A Rodovia Carvalho Pinto cruza os municípios de Guararema, Jacareí, São José dos Campos, Caçapava e Taubaté, dando acesso ao litoral norte paulista pela Rodovia dos Tamoios (SP-99), outras localidades do Vale do Paraíba como Santa Branca, Paraibuna e Jambeiro e cidades do alto da Serra da Mantiqueira como Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão.

Construída com as mais modernas técnicas de engenharia, a rodovia possui 2 faixas de rolamento em cada sentido de tráfego, traçado moderno, com curvas, aclives e declives suaves. A velocidade máxima permitida é de 120 km/h. Possui obras de arte arrojadas, como o viaduto próximo a São Silvestre de Jacareí e a ponte sobre o Rio Paraíba. Há 6 túneis em seus traçado (3 em cada sentido). Possui duas praças de pedágio, uma em São José dos Campos (km 92) e outra em Caçapava (km 114), ambas com cobrança bidirecional. Fonte: Wikipédia

Veja o documento completo
1. Parecer Técnico/CETESB/503/13/IE sobre o EIA/RIMA a que se refere a Ordem do Dia.

Com informações do Consema/SMA-SP
Fotos: Wikimedia Commons/Reprodução/SMA-SP

 
 
 
 

 

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