Pick-upau online

 

Notícias+

‘Aves da Mata Atlântica’ identifica as primeiras 100 espécies
Projeto patrocinado pela Petrobras estuda avifauna em São Paulo

11/01/2016 – O projeto ‘Aves da Mata Atlântica’ registra a primeira centena de espécies da avifauna durante as expedições científicas. A primeira espécie registrada foi da família Cotingidae, um pavó (Pyroderus scutatus), avistado na praia de Cigarras, em São Sebastião. O projeto está sendo realizado no litoral norte de São Paulo, abrangendo os municípios de Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, sendo esse último o com maior registro de espécies, sobretudo, na porção do norte do município.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius)

Entre as diversas espécies registradas destaque para Bico-virado-carijó (Xenops rutilans), Tesourão (Eupetomena macroura), Martim-pescador-grande (Megaceryle torquata), Pica-pauzinho-verde-carijó (Veniliornis spilogaster), Teque-teque (Todirostrum poliocephalum), Guaxe (Cacicus haemorrhous), caneleiro-de-cahpéu-negro (Pachyramphus validus), Pica-pau-do-campo (Colaptes campestris), Tiririzinho-do-mato (Hemitriccus orbitatus), Arapaçu-rajado (Xiphorhynchus fuscus), Saíra-militar (Tangara cyanocephala), Maçarico-branco (Calidris Alba), Batuíra-de-bando (Charadrius semipalmatus), Fragata-comum (Fregata magnificens), Benedito-de-testa-amarela (Melanerpes flavifrons), Bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus), Surucuá-grande-de-barriga-amarela (Trogon viridis), Beija-flor-tesoura-de-cabeça-violeta (Thalurania glaucopis), Pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavecens), Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), Periquito-rico (Brotogeris tirica) entre outras.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Saíra-sete-cores (Tangara seledon)

Para a pesquisadora da Agência Ambiental Pick-upau, Viviane Rodrigues Reis, as aves são animais acessíveis à contemplação e tem grande importância nos ecossistemas. “As aves por serem animais predominantemente diurnos e conspícuos atraem a atenção de pessoas em todo o mundo. A alta diversidade, sobretudo, no Brasil é notável, pois, influencia na quantidade de serviços ambientais proporcionados por elas, como dispersão de sementes, polinização de flores e controle de invertebrados como os insetos”, diz Reis.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Suiriri (Tyrannus melancholicus).

Reis destaca ainda a marca atingida pela pesquisa. “O Projeto Aves da Mata Atlântica que investiga a distribuição das espécies no Litoral Norte de SP atingiu a marca de 100 espécies identificadas. Pesquisas como esta são importantes, pois fornecem dados para a implementação de políticas públicas voltadas à conservação das espécies e de todo o ecossistema”, completa.

O Projeto Aves da Mata Atlântica tem patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental e prevê além das pesquisas sobre a avifauna, atividades de sensibilização socioambiental voltada à conservação da biodiversidade e o plantio de mudas de espécies nativas para o enriquecimento genético de fragmentos florestais.

Sobre a Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua sede, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, a Agência Ambiental Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 50.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal de espécies nativas de biomas brasileiros; reflorestamento de áreas degradadas e recuperação de fragmentos florestais; políticas públicas, através da atuação em conselhos; neutralização de gases de efeito estufa e mitigação às mudanças climáticas através de projetos REDD, plantio de mudas e créditos de carbono; até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade da fauna e flora.

Sobre a Petrobras
A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é a União Federal (representada pela Secretaria do Tesouro Nacional), atuamos como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.
Além do Brasil, estamos presentes em outros 17 países e somos líderes do setor petrolífero no nosso país. Expandimos nossas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2030.
Nossas ações e negócios se orientam por valores que incentivam o desenvolvimento sustentável, a atuação integrada e a responsabilidade por resultados, cultivando a prontidão para mudanças e o espírito de empreender, inovar e superar desafios.
Como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência, realizaremos seleções públicas nacionais e regionais no Programa Petrobras Socioambiental. Os processos seletivos serão elaborados com a participação de representantes de diferentes áreas da Petrobras, da sociedade civil e do governo. Quando abertas, as seleções públicas serão amplamente divulgadas no site da Petrobras e em outros meios de comunicação. Fonte: Petrobras. Saiba mais: www.petrobras.com.br

 

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Petrobras/Reprodução

 
 
 
 
Copyright 2016 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.