Pick-upau online

 

Notícias+

Villa do Mar, em Ubatuba, recebe certificado de conservação para avifauna
Localizada na Praia do Estaleiro a área serve de berçário para diversas espécies

05/11/2016 – O Projeto Aves da Mata Atlântica que está sendo realizado no Litoral Norte de São Paulo, nos municípios de Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, é coordenado pelo do Projeto Darwin (www.darwin.org.br), programa de pesquisa científica da Agência Ambiental Pick-upau, e prevê o enriquecimento genético florestal com espécies nativas, ações de sensibilização socioambiental e pesquisas sobre avifauna.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Villa do Mar serve de berçário na costa norte de Ubatuba.

Com o objetivo central nas pesquisas científicas o “Aves da Mata Atlântica” realiza constantemente expedições em dezenas de áreas espalhadas pelos municípios citados, coletando dados e parâmetros sobre diversas famílias da avifauna. Nestes levantamentos são registradas fotos, vocalizações, vídeos, preenchimento de planilhas de dados sistemáticos que subsidiam diversas linhas de pesquisas.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Villa do Mar serve de berçário na costa norte de Ubatuba.

Uma dessas linhas visa estabelecer, de forma preliminar, locais propícios para nidificação e forrageamento de diversas famílias de aves. Esses levantamentos serão importantes para avanços nos experimentos previstos pela Agência Ambiental Pick-upau e para uma classificação desses locais, sobretudo, as propriedades privadas.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Villa do Mar serve de berçário na costa norte de Ubatuba.

Diversas espécies de beija-flores, sabiás, saíras, sanhaços, pica-paus são frequentemente vistas no Villa do Mar e dezenas dessas espécies utilizam o local entre elas bico-de-lacre (Estrilda astrild), sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), ferro-velho (Euphonia pectoralis), saíra-sete-cores (Tangara seledon), João-teneném (Synallaxis spixi), lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta), pitiguari (Cyclarhis gujanensis), pica-pau-rei (Campephilus robustus), periquito-rico (Brotogeris tirica), pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis), rolinha-caldo-de-feijão (Columbina talpacoti), chorozinho-de-asa-vermelha (Herpsilochmus rufimarginatus), saí-azul Dacnis cayana), saí-andorinha (Tersina viridis), saíra-militar (Tangara cyanocephala), sanhaço-de-encontro-amarelo (Tangara ornata), carcará (Caracara plancus), urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus), gaivotão (Larus dominicanus), tié-sangue (Ramphocelus bresilius), beija-flor-preto (Florisuga fusca), beija-flor-de-fronte-violeta (Thalurania glaucopis), bem-te-vizinho-de-topete-vermelho (Myozetetes similis), corruíra (Troglodytes musculus), tico-tico (Zonotrichia capensis), suiriri (Tyrannus melancholicus), teque-teque (Todirostrum poliocephalum), guaxe (Cacicus haemorrhous), bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), tiê-preto (Tachyphonus coronatus), canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola), cambacica (Coereba flaveola), beija-flor-rajado (Ramphodon naevius), sanhaço-do-coqueiro (Tangara palmarum), sanhaço-cinzento (Tangara sayaca), entre outras.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Villa do Mar serve de berçário na costa norte de Ubatuba. Pica-pau-rei faz ninho no local.

Neste sentido, a Agência Ambiental Pick-upau definiu a área com status para a conservação e preservação da biodiversidade, com ênfase na avifauna. O Villa do Mar, localizado na Praia do Estaleiro, Costa Norte de Ubatuba, recebeu a classificação destinada a harmonia da fauna e o homem.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Villa do Mar serve de berçário na costa norte de Ubatuba. Filhote de Lavadeira-mascarada.

Deste modo, é importante que hóspedes e visitantes respeitem as regras do local, evitando transtornos a avifauna local, como a utilização de aparelhos de som, emprego de qualquer tipo de componente de artifício (fogos e bombas), evitar a uso de lanternas sobre as árvores, além de questões óbvias como alterar e interferir em ninhos, alimentar os animais sem autorização prévia do local.

Para saber mais sobre a o Villa do Mar acesse:
http://www.ubatumirim.com.br/

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Villa do Mar serve de berçário na costa norte de Ubatuba.

Sobre a Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua sede, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, a Agência Ambiental Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 50.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal de espécies nativas de biomas brasileiros; reflorestamento de áreas degradadas e recuperação de fragmentos florestais; políticas públicas, através da atuação em conselhos; neutralização de gases de efeito estufa e mitigação às mudanças climáticas através de projetos REDD, plantio de mudas e créditos de carbono; até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade da fauna e flora.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Villa do Mar serve de berçário na costa norte de Ubatuba.

Sobre a Petrobras
A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é a União Federal (representada pela Secretaria do Tesouro Nacional), atuamos como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis. Além do Brasil, estamos presentes em outros 17 países e somos líderes do setor petrolífero no nosso país. Expandimos nossas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2030. Nossas ações e negócios se orientam por valores que incentivam o desenvolvimento sustentável, a atuação integrada e a responsabilidade por resultados, cultivando a prontidão para mudanças e o espírito de empreender, inovar e superar desafios. Como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência, realizaremos seleções públicas nacionais e regionais no Programa Petrobras Socioambiental. Os processos seletivos serão elaborados com a participação de representantes de diferentes áreas da Petrobras, da sociedade civil e do governo. Quando abertas, as seleções públicas serão amplamente divulgadas no site da Petrobras e em outros meios de comunicação. Fonte: Petrobras
Saiba mais: www.petrobras.com.br

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Villa do Mar serve de berçário na costa norte de Ubatuba. Gaivotão visita Praia do Estaleiro.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Villa do Mar serve de berçário na costa norte de Ubatuba. Tiê-sangue.

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Petrobras/Reprodução

 

 
 
 
 
Copyright 2016 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.