Notícias
 
 
 

Ex Diretor Geral do Instituto Florestal de SP é novo conselheiro da Pick-upau
Pesquisador científico, especialista em recursos genéticos florestais integra conselho da organização a partir de 2017

16/01/2017 – A Agência Ambiental Pick-upau divulgou essa semana o nome do novo conselheiro da organização. O Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas que foi Diretor Geral do Instituto Florestal do Estado de São Paulo – IF entre 2012 e 2015. Graduado em Agronomia pela UniTau – Universidade de Taubaté, tem Mestrado em Sistemas de Produção pela Faculdade em Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – FEIS/UNESP e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Jaboticabal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista – FECAV/UNESP.

Pick-upau/Divulgação

Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas visita as intalações do CECFLORA.

Pesquisador científico do IF desde 2004, o Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas é Coordenador do Grupo de Pesquisa em Conservação e Melhoramento Genético de Espécies Arbóreas; e professor das disciplinas Conservação de recursos genéticos vegetais (Programa de Pós-graduação em Agronomia da FEIS/UNESP) e Conservação e uso do material genético de espécies arbóreas (Programa de Pós-graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis da UFSCar/Sorocaba). Com experiência em Recursos Genéticos Florestais, atua nas áreas de genética de populações, genética quantitativa, melhoramento florestal, conservação genética e biologia molecular; no desenvolvimento de métodos de coleta de sementes para formação de pomares, conservação genética ex situ e recuperação ambiental, além da seleção de procedências e progênies em programas de melhoramento genético de espécies arbóreas nativas e exóticas.

Pick-upau/Divulgação

Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas visita as intalações do CECFLORA.

Possui especialização no Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada, da Universidade de São Paulo – USP; aperfeiçoamento em Administração Rural pela Fundação Getulio Vargas – SP, FGV-SP; extensão universitária na School of Forest Resources and Conservations, na Universidade da Florida, nos Estados Unidos. Foi Chefe de Seção de Melhoramento Florestal – Divisão de Dasonomia do IF; integrou até 2016 o Conselho Superior da Fundação Parque Zoológico de São Paulo – FPZSP; foi Membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, no mandato 2010-2012, pelo SEAQUA - Sistema Estadual de Administração da Qualidade Ambiental, Proteção, Controle e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Uso Adequado dos Recursos Naturais; foi Membro do Conselho da Fundação Florestal, de 2012 até 2015.

Condecorado com a Medalha Comemorativa do Cinquentenário da Polícia Florestal e de Mananciais da Policia Militar do Estado de São Paulo – Comando da Polícia Ambiental e com o Prêmio Cambuci de Sustentabilidade, da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBMA) – SMA, o Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas agora integra o Conselho da Agência Ambiental Pick-upau.

Pick-upau/Divulgação

Andrea Nascimento, diretora-financeira da Pick-upau; Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas, novo conselheiro da organização; Viviane Rodrigues Reis, bióloga-chefe da Pick-upau; e o CEO da Pick-upau, Julio Andrade. no CECFLORA.

Na última semana, Freitas visitou o CECFLORA – Centro de Estudos e Conservação da Flora recém-inaugurado pela Agência Ambiental Pick-upau na capital paulista. Durante sua visita ele percorreu as instalações do novo centro de pesquisa e produção florestal e discutiu com pesquisadores e dirigentes da Pick-upau os novos rumos da restauração ecológica e os desafios para recuperar áreas alteradas e degradadas no Estado de São Paulo e em outras partes do Brasil.

Para o CEO da Pick-upau, Julio Andrade, que fez o convite para o novo conselheiro, a presença do Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas no quadro da organização é uma honra e principalmente mais um motivo de credibilidade. “O Dr. Miguel sempre esteve no anseio da diretoria da Pick-upau, que ao longo dos anos vem investindo muito em pesquisas e um profissional como o Dr. Miguel faz muita diferença nesse processo de aperfeiçoamento de nosso estudos.”, ressalta Andrade.

Pick-upau/Divulgação

Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas e a bióloga-chefe da Pick-upau, Viviane Rodrigues Reis.

Para a bióloga-chefe da Pick-upau, Viviane Rodrigues Reis, que também trabalhou no Instituto Florestal do Estado de São Paulo, a presença do Dr. Miguel será fundamental e trará ainda mais segurança para nossas pesquisas cientificas sobre produção florestal e restauração ecológica.


Sobre o CECFLORA
O Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA é uma realização da Agência Ambiental Pick-upau que conta com financiamento do Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima – FNMC, do Ministério do Meio Ambiente – MMA; patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental; apoio do Banco Itaú-Unibanco, através do Programa Ecomudança, da República Federal da Alemanha, do Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA-MMA, além de outros parceiros que contribuem constantemente em nossas atividades científicas.

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.