Pick-upau online

 

Notícias+

Praia Vermelha do Norte recebe 1000 mudas de espécies nativas
Pick-upau, Aproven e Catamaran fazem plantio em Ubatuba

11/04/2017 – O Projeto Aves da Mata Atlântica promoveu o plantio de mil mudas de espécies nativas em uma das praias mais importantes de Ubatuba, a Vermelha do Norte. Muito procurada por surfistas e turistas, a praia está localizada às margens da Rodovia Rio-Santos e se mantém preservada, apesar da pressão imobiliária na região.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Plantio de espécies nativas na Praia Vermelha do Norte, em Ubatuba.

O Plantio faz parte das ações do Projeto Aves da Mata Atlântica, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. A Agência Ambiental Pick-upau se uniu a Aproven – Associação de Proteção a Praia Vermelha do Norte e a Catamaran – Associação Caiçara de Técnicas Ambiental de Apoio e Resgate em Ambientes Naturais, para realizar a restauração de duas áreas na praia. Membros da Aproven e da Catamaran trabalham também para a conservação do jundu, vegetação rasteira característica de praias e ameaçada de extinção. A ação teve o apoio da Pousada Canto do Dado, Wizard Idiomas, Tecix, GP Revestimentos, Academia Água & Vida e Ki-Beirute.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Plantio de espécies nativas na Praia Vermelha do Norte, em Ubatuba.

O ‘Aves da Mata Atlântica’ se desenvolve em todo litoral norte de São Paulo, abrangendo os municípios de Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. A praia Vermelha do Norte é um dos locais de monitoramento de avifauna da Pick-upau. Entre as espécies mais registradas no local estão biguá (Phalacrocorax brasilianus), Martim-pescador-grande (Megaceryle torquata), garça-branca-grande (Ardea alba), ferrerinho-relógio (Todirostrum cinereum), chopim (Molothrus bonariensis), tico-tico (Zonotrichia capensis), gavião-carijó (Rupornis magnirostris), coleirinho (Sporophila caerulescens), pica-pau-anão-barrado (Picumnus cirratus), entre outras.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Plantio de espécies nativas na Praia Vermelha do Norte, em Ubatuba.

“É uma restauração ecológica de uma área de restinga, que já estava degradada há muito tempo, então a gente trouxe algumas espécies nativas produzidas no viveiro da Pick-upau”, explica Julio Andrade da Pick-upau, durante entrevista ao Informar Ubatuba.

Ao todo foram plantadas 4.000 mudas de espécies nativas em diversas áreas localizadas na costa norte de Ubatuba.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Plantio de espécies nativas na Praia Vermelha do Norte, em Ubatuba.

Leia mais: ONGs, associação e escola plantam mil mudas na praia Vermelha do Norte

Sobre a Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua sede, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, a Agência Ambiental Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 50.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal de espécies nativas de biomas brasileiros; reflorestamento de áreas degradadas e recuperação de fragmentos florestais; políticas públicas, através da atuação em conselhos; neutralização de gases de efeito estufa e mitigação às mudanças climáticas através de projetos REDD, plantio de mudas e créditos de carbono; até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade da fauna e flora.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Plantio de espécies nativas na Praia Vermelha do Norte, em Ubatuba.

Sobre a Petrobras
A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é a União Federal (representada pela Secretaria do Tesouro Nacional), atuamos como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis. Além do Brasil, estamos presentes em outros 17 países e somos líderes do setor petrolífero no nosso país. Expandimos nossas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2030. Nossas ações e negócios se orientam por valores que incentivam o desenvolvimento sustentável, a atuação integrada e a responsabilidade por resultados, cultivando a prontidão para mudanças e o espírito de empreender, inovar e superar desafios. Como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência, realizaremos seleções públicas nacionais e regionais no Programa Petrobras Socioambiental. Os processos seletivos serão elaborados com a participação de representantes de diferentes áreas da Petrobras, da sociedade civil e do governo. Quando abertas, as seleções públicas serão amplamente divulgadas no site da Petrobras e em outros meios de comunicação. Fonte: Petrobras
Saiba mais: www.petrobras.com.br

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Plantio de espécies nativas na Praia Vermelha do Norte, em Ubatuba.

 

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Petrobras/Reprodução

 
 
 
 
Copyright 2017 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.