Notícias
 
 
 

Pick-upau completa 19 anos
Agência Ambiental Pick-upau chega aos 19 anos falando sobre aves e muito mais

28/08/2018 – Parece que foi ontem, mas lá se vão 19 anos, desde a fundação da Pick-upau, em agosto de 1999. A organização, criada após uma expedição por vários estados brasileiros, foi fundada por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil, e mantém até hoje sua base na maior cidade do País, São Paulo.

Criada com o viés para a informação ambiental, até hoje mantém a produção de conteúdo socioambiental em diversas áreas. Quando foi criada tinha a intenção de mobilizar e fomentar mudanças na área ambiental, mas não se imaginava o quanto isso poderia ser feito, nem que parceiros ajudariam nesse trabalho. Ao longo desses anos muitas parcerias foram fundamentais para ampliar e até manter as atividades da organização.

Uma nova ONG

Até meados de 2006, a Pick-upau mantinha ações mais concentradas, isso devido às sérias restrições financeiras. Somente a partir de 2007 que a organização expandiu suas atividades, começando a realizar diversos eventos para o grande público, em parques, shoppings centers e até nas ruas.

Pick-upau/Reprodução

Vale do Ribeira, São Paulo. Pick-upau realizou várias expedições na região.


Em 2009, a Pick-upau tem uma grande reestruturação. A Organização passa a ter um diretor executivo e uma nova estrutura organizacional. É implantada a figura dos projetos institucionais. A Pick-upau, que até então mantinha atividades mais descritivas, passou a investir em projetos mais práticos. Mais tarde, em 2013, a organização passa por uma nova formulação, onde é criado cargo de CEO da Agência Ambiental Pick-upau.

Novos projetos

Em 2009, o Projeto Refazenda foi criado para gerenciar a produção florestal de mudas arbóreas e arbustivas, para processos de recuperação de áreas degradadas e restaurações ecológicas. No mesmo ano, a atuação sobre as mudanças climáticas foi intensificada com a criação do Programa Atmosfera, onde se passou a realizar inventários de emissões para atividades antrópicas, com uma metodologia própria para as características brasileiras, baseada nos métodos empregados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas). Atualmente o programa realiza os inventários e os processos de neutralização do Ministério Público do Estado de São Paulo – MPSP, por exemplo.


No caminho de Darwin

Ainda em 2009, em comemoração ao 200º aniversário de Charles Darwin, a Pick-upau lança seu braço científico, o Projeto Darwin, onde foram organizadas todas as pesquisas sobre biodiversidade da instituição. Em 2012, o projeto lançava sua própria publicação científica, a Darwin Society Magazine, com um estudo sobre “Manejo de Trilha em Floresta Tropical para Recuperação Florestal em Área de Preservação Permanente – APP”. Atualmente a revista está na sua 28º edição.

Reprodução

Charles Darwin.


Para subsidiar seus estudos e suas pesquisas criou um acervo técnico. Com a parceria de dezenas de editoras, empresas, bancos e governos lançou o Projeto Outono, hoje com cerca de 5 mil itens. O Portal Pick-upau mantém atualmente um acervo de conteúdo online gratuito com mais de 40 mil páginas.

Política e Meio Ambiente

Em 2010, passou a atuar politicamente a partir do ingresso no Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo – CONSEMA, onde integrou a Comissão de Biodiversidade, Florestas, Parques e Áreas Protegidas, participando de vários debates na área, inclusive sendo relator de diversos planos de manejo de Unidades de Conservação como o Parque Estadual do Jaraguá; o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR, o mais antigo do estado de São Paulo; a Reserva Biológica e a Estação Ecológica de Mogi-Guaçu, unidades de conservação sob a coordenação do Instituto Florestal – IF e do Instituto de Botânica – IBT; a Floresta Estadual Serra D´Água – FESSEDA, em Campinas, entre outros. Permaneceu no Conselho, formando chapa, com o Instituto Pró Carnívoros, durante seis anos.

Pick-upau/Reprodução

Cachoeira do Beija-flor, no PETAR, uma das UCs que a Pick-upau foi relatora do Plano de Manejo.


A era das aves

Em 2015, a Agência Ambiental Pick-upau, através do Projeto Darwin, passou a realizar ações socioambientais e pesquisas sobre avifauna. Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves. Parcerias estratégicas como patrocínios da Petrobras e da Mitsubishi Motors incentivam essa iniciativa.


Pick-upau/Reprodução

Projeto Aves, criado em 2015, pesquisa avifauna em biomas brasileiros, sobretudo na Mata Atlântica.


Em 2016, inaugurou o Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA, um espaço planejado para integrar todas as áreas de atuação da Pick-upau. O local mantém o viveiro florestal e seus equipamentos como incinerador orgânico, composteira, minhocário, estufa florestal, germinadores; laboratório de biodiversidade; seção de micologia; herbário; xiloteca; insetário; alojamento de intercâmbio científico; horta orgânica experimental; passaredo, que centraliza as atividades de observação de aves; além da sede, mata nativa, pomar, entre outros equipamentos.

Pick-upau/Reprodução

Centro de Estudos e Conservação da Flora - CECLORA.


Ao longo de sua história mobilizou Campanhas sobre a conservação da biodiversidade, a manutenção das regras Sistema Nacional de Unidades de Conservação, sobre as reformas do código florestal, o uso da energia nuclear, sobre as mudanças climáticas, sobre o descarte de resíduos sólidos e o consumo consciente, contra a construção da usina nuclear de Angra 3, sobre a preservação e conservação da Mata Atlântica e contra o tráfico de animais silvestres.

Reprodução

 

Campanhas socioambientais. Em 2010/2011, a Pick-upau usou o lançamento da última temporada, do sucesso mundial, da série Lost, para alertar sobre as mudanças climáticas.


A Agência Ambiental Pick-upau agradece a todos e todas que colaboraram para que a organização chegasse até aqui. Vamos em frente.

Da Redação
Fotos: Reprodução/Pick-upau

 

 

 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.