Patrocínio
 


 

Notícias+


Projeto Aves: Seriema
Costuma tomar banho de poeira e de sol.

SERIEMA
Cariama cristata (Linnaeus, 1766)
Família: Cariamidae

18/10/2018 – Espécie monotípica, restrita a região leste da América do Sul. Leste da Bolívia, Paraguai, Uruguai, centro da Argentina, nordeste, sudeste e centro-oeste do Brasil. No Brasil ocorre nos seguintes estados: Piauí, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Pick-upau/Reprodução/Viviane Rodrigues Reis

Seriema (Cariama cristata).


Tem entre 75 e 90 centímetros. Bico vermelho; cabeça na fronte com grande crista erétil; coloração geral marrom claro com superciliar, garganta e lado ventral mais claros; por cima é pardo-cinzenta com tênues vermiculações escuras; olho castanho-claro; uma das poucas aves com pestanas; pernas e pés laranjas; extremidade das retrizes branca.

Habita áreas abertas, cerrados, caatingas, campos, pastos, plantações e áreas rurais.
Solitária ou em casal. Alimenta-se de diversos animais como insetos grandes, roedores, lagartos, serpentes e anfíbios, consome também sementes e frutos pequenos.

Pick-upau/Reprodução/Viviane Rodrigues Reis

Seriema (Cariama cristata).


Seu canto é longo, composto por gritos estridentes com alcance superior a 1 km. É emitido a partir de cupinzeiros, mourões e arvoretas, às vezes em dueto.

Para a construção do ninho utiliza gravetos e galhos frágeis, estrume de gado, barro ou folhas secas para forrar o fundo. Os dois ovos branco-rosados possuem manchas castanhas e são incubados pelo casal por aproximadamente 26-29 dias. Costuma tomar banho de poeira e de sol.

Em comemoração ao centenário da aprovação da Lei do Tratado das Aves Migratórias (MBTA, na sigla em inglês), importantes instituições estrangeiras como National Audubon Society, National Geographic, BirdLife International e The Cornell Lab of Ornithology, oficializaram 2018 como o Ano da Ave. Aqui no Brasil, a Agência Ambiental Pick-upau também realizará uma série de ações para a promoção do Projeto Aves, patrocinado pela Petrobras, incluindo matérias especiais sobre as aves nas mais diversas áreas, como na ciência.

Pick-upau/Reprodução/Viviane Rodrigues Reis

Seriema (Cariama cristata).



O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna.



O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação/Viviane Rodrigues Reis
Fotos: Reprodução/Pick-upau/Viviane Rodrigues Reis

 
 
 
 
Copyright 2018 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental