Notícias
 
 
 

Dos restaurantes ao mar: o perigo do canudo plástico
O Cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas nas águas por ano

03/12/2018 – Não é novidade que o plástico e sua difícil decomposição não colaboram com a preservação da natureza, mas desde que um vídeo viralizou nas redes sociais em 2015 (hoje com mais de 30 milhões de visualizações), o assunto tem se tornado cada vez mais notório. O material traz imagens fortes: um grupo de biólogos marinhos leva oito minutos para retirar um pedaço de canudo plástico da narina de uma tartaruga. Desde então, a conscientização contra a utilização desse pequeno - porém fatal - utensílio tem invadido mundo e gerado polêmica.

Reprodução/Colégio Notarial do Brasil

 


Algumas empresas como Disney, Starbucks, Mc Donald’s e Burger King não oferecerão mais os canudos plásticos em alguns de seus estabelecimentos, como no Reino Unido, Irlanda e Escócia (apenas se o cliente solicitar). “Levará algum tempo para podermos consolidar números, mas com a participação das grandes corporações, como redes de fast-food, restaurantes e produtores de bebidas lácteas, por exemplo, os resultados virão com certeza”, disse o CEO da agência ambiental Pick-upau, Julio Andrade.

O Rio de Janeiro é a primeira cidade brasileira que decidiu banir por completo o uso de canudos plásticos em bares, quiosques e restaurantes. No dia 5 de julho, o prefeito Marcelo Crivella sancionou o projeto de lei que multa estabelecimentos que descumprirem a norma e, desde o dia 19 de setembro, a lei já é válida. O valor da multa é de R$ 1.600,00 mas pode chegar a R$ 6.000,00. Canudos recicláveis devem ser oferecidos como alternativa.

O Tabelião de Notas e Protesto de Caraguatatuba, Rodrigo Álvares, opinou sobre a proibição do produto em estabelecimentos comerciais. “Sou favorável ao banimento. Não mais se justifica a utilização de canudos de plástico. No entanto, o maior problema é a péssima qualidade de educação a que a maior parte dos brasileiros está submetida. Nenhuma medida terá êxito se não for acompanhada pela melhora educacional”.

Reprodução/Colégio Notarial do Brasil

 


Considerando o exemplo do Burger King, a rede de fast-food providenciará canudos biodegradáveis feitos de papel para aqueles que exigirem o apetrecho. Com essa ideia, Julio elencou alternativas ao canudo plástico. “Na maioria das situações ele deverá ser substituído por copos, no caso de uma água de coco, por exemplo, e por canudos de materiais alternativos, que causam menos impacto no meio ambiente. Temos opções que vão desde o
canudo de papel, de vidro, de aço inoxidável, até feitos de bambu e macarrão”, esclareceu.

Na constante busca pela conscientização, a Tabeliã de Notas e de Registro Civil das Pessoas Naturais de Iperó, Luciane Siveiro, declarou que cuida pessoalmente do jardim do cartório, para que o ato seja um exemplo para seus funcionários, e comentou sobre projeto lançado recentemente. “Árvore da Vida é um projeto que criamos nesse ano e consiste em dar uma muda de árvore para cada nascimento registrado no cartório. Aquela árvore representa
a vida e o crescimento do filho; por isso eles têm um motivo para zelar por elas”, afirmou.

“Não podemos nos esquecer que o canudo é algo que utilizamos em alguns minutos e depois já descartamos, mas seu tempo de decomposição pode variar de 40 a 500 anos”
*Matéria publicada no Jornal do Notário.

Do Colégio Notarial do Brasil
Fotos: Reprodução

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.