Notícias
 
 
 

Araucária, uma espécie em constante ameaça
Conheça a espécie que está ameaçada de extinção. Além da importância para a fauna, o pinhão é utilizado para elaborar pães, bolos e biscoitos.

ARAUCÁRIA
Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze
Família: Araucariaceae

20/12/2018 – A família Araucariaceae abriga aproximadamente 40 espécies reunidas em 3 gêneros Agathis, Araucaria e Wollemia. Ocorre em regiões tropicais e subtropicais do Hemisfério Sul, com exceção da África. O centro de diversidade (local com maior variabilidade) encontra-se na Nova Caledônia.

A araucária é nativa, porém não é endêmica do Brasil. Ocorre no sudeste, sobretudo nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e de forma pontual em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, também em áreas adjacentes na Argentina (Missiones) e no Paraguai. Ocorre no domínio da Mata Atlântica em Campo de Altitude, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila Mista, em altitudes de 500 a 1.800 metros no Brasil e de 500 até 2.300 nos outros países.

Pick-upau/Reprodução

Sementes de Araucária (Araucaria angustifolia) coletadas de matrizes no CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora.

 

A Araucaria angustifolia é conhecida em São Paulo como araucária, pinheiro-araucária e pinheiro-caiová. Pioneira, perenifólia (mantém as folhas o ano todo) e heliófila (desenvolvem em locais bem iluminados), pode atingir até 50 metros de altura.

As folhas da araucária são simples, alternas, coriáceas, glabras, de 3-6 cm de comprimento e 10 mm de largura, flores dióicas, masculinas em amento cilíndrico alongado com escamas coriáceas e femininas em estróbilo ou cone subarredondado.

Os estróbilos femininos iniciam seu desenvolvimento entre agosto e outubro do primeiro ano, e após iniciada a fase reprodutiva, verifica-se estróbilos em estágios diferentes de desenvolvimento e ao longo de todo o ano, os masculinos se desenvolvem entre janeiro e outubro de cada ano.

Pick-upau/Reprodução

Mudas de Araucária (Araucaria angustifolia) produzidas no Viveiro Refazenda, no CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora.


O número de sementes é variável, de 5 a 150 em cada ramo. Conhecidas como pinhões, as sementes são carnosas e tem de 3 a 8 cm de comprimento, por 1 a 2,5 cm de largura, levam aproximadamente 3,5 anos para se formarem. A amêndoa-branca ou róseo-clara é rica em reservas energéticas, sobretudo, amido (54,7%) e alta concentração de aminoácidos.

A produção de sementes em árvores isoladas começa entre 10 e 15 anos de idade, e aos 20 em plantios, com grandes diferenças entre populações. Conforme o processo de envelhecimento aumenta, aparecem ao longo do tronco, porções mais ou menos regulares de casca com a parte externa profunda e rachada de maneira irregular, esta casca é muito procurada para ser utilizada como combustível, sobretudo, nos rigorosos invernos do sul do Brasil.

A araucária tem papel fundamental na conservação de seu ecossistema, pois abriga grande diversidade de animais, como a onça-pintada e a anta. As sementes são dispersas por roedores como camundongos, pacas, cutias, ouriços e esquilos, a cutia (Dasyprocta azara) é uma das mais importantes, pelo costume que tem de enterrar as sementes.

Pick-upau/Reprodução

Mudas de Araucária (Araucaria angustifolia) produzidas no Viveiro Refazenda, no CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora.


No sul do Brasil, a gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) é considerada a principal dispersora das sementes, no entanto, ela vive o tempo todo no alto das árvores e raramente desce ao solo, já a gralha-picaça (Cyanocorax chrysops) possui o hábito de esconder o pinhão no solo para buscar posteriormente.

As sementes também são dispersas pelo papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea). Na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, tucanos, tiribas e primatas estão entre os principais dispersores.

Uma espécie importante que tem todo seu ciclo biológico relacionado à araucária é o grimpeirinho (Leptasthenura setaria), esta ave realiza controle biológico ao se alimentar de insetos considerados pragas para a araucária, em suas folhas aciculadas, ele constrói seu ninho procura por artrópodes.

Além da importância para a fauna, o pinhão é muito utilizado para elaborar produtos de panificação como pães, bolos e biscoitos. Das amêndoas também é possível fazer farinha.

Pick-upau/Reprodução

Araucária (Araucaria angustifolia).


A família Araucariaceae reúne 26 espécies ameaçadas de extinção na avaliação global, 4 estão criticamente em perigo, 12 em perigo, 10 vulneráveis e 7 estão quase ameaçadas.

A Araucaria angustifolia está criticamente em perigo na avaliação global (IUCN, 2013) devido à redução de 97% em sua extensão original (estimada em 200.000 km²) em consequência da conversão de florestas para exploração madeireira desde o inicio do século XX. Na avaliação regional (Brasil) está em perigo.

No Rio Grande do Sul a área florestal que originalmente era constituída por araucária (40%) foi reduzida a 3%. Em São Paulo a floresta de araucária cobre apenas 4,3% da cobertura original. No Paraguai a população é pequena e restrita a região do Alto Paraná. Na Argentina (nordeste de Missiones), populações pequenas perfazem menos de 1.000 hectares, somente 0,47% em relação a 1960, cuja área abrangia 210.000 hectares.

Regionalmente extinta no Espírito Santo, criticamente em perigo em Santa Catarina, em perigo em São Paulo e vulnerável nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Pick-upau/Reprodução

Araucária (Araucaria angustifolia).


Atualmente ainda sofre com muitas ameaças como exploração madeireira, expansão de monoculturas de milho e soja, plantios extensivos de Pinus spp., construção de usinas hidrelétricas na Região Sul e impactos devido à presença de animais exóticos como javalis e gado bovino.

Apesar da área originalmente ocupada pelas florestas com araucária no Brasil terem 72 unidades de conservação federais e estaduais, apenas 3% da área remanescente está protegido em unidades de conservação. A Agência Ambiental Pick-upau pesquisa, produz e planta mudas de araucária, através do Viveiro Refazenda.

Em comemoração ao centenário da aprovação da Lei do Tratado das Aves Migratórias (MBTA, na sigla em inglês), importantes instituições estrangeiras como National Audubon Society, National Geographic, BirdLife International e The Cornell Lab of Ornithology, oficializaram 2018 como o Ano da Ave. Aqui no Brasil, a Agência Ambiental Pick-upau também realizará uma série de ações para a promoção do Projeto Aves, patrocinado pela Petrobras, incluindo matérias especiais sobre as aves nas mais diversas áreas, como na ciência.

Pick-upau/Reprodução

Gralha-picaça (Cyanocorax chrysops).



Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves. Parcerias estratégicas como patrocínios da Petrobras e da Mitsubishi Motors incentivam essa iniciativa.

Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução


Referências

Alberts, C.C. O esquilo e o pinheiro-do-paraná: uma interação. In: CONGRESSO NACIONAL SOBRE ESSÊNCIAS NATIVAS, 2., 1992, São Paulo. Anais. São Paulo: Instituto Florestal, 1992. p.121 5-1216. Publicado na Revista do Instituto Florestal, v.4, parte 4, edição especial, 1992.

Anjos, L. dos. A gralha-azul e o pinheiro. Ciência Hoje das Crianças, RJ, n.14, p.3-5, [199-].

Boçon, R. Análise das relações ecológicas entre o grimpeirinho, Leptasthenura sectaria e o pinheiro, Araucaria angustifolia. 1995. Dissertação (Mestrado) – Universidade federal do Paraná, Curitiba.

Bustamante, I.L.F. Notas sobre algumas madeiras úteis do Sul de Minas. Revista Florestal, Rio de Janeiro, v.7, n.único, p.7-16, 24, 1948.

Carvalho, A.L. de. Contribuição ao estudo da biologia na Estação Florestal dos Pardos. Anuário Brasileiro de Economia Florestal, Rio de Janeiro, v.3, n.3, p.208-222, 1950.

Carvalho, P. E. R. Espécies florestais brasileiras: recomendações silviculturais, potencialidades e uso da madeira. Colombo: EMBRAPA-CNPF; Brasília: Embrapa- SPI, 1994. 639 p.

Carvalho, P. E. R. Pinheiro-do-paraná. Circular Técnica. Embrapa. 2002. 17 p.

CNCFlora. Araucaria angustifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Araucaria angustifolia>. Acesso em 17 outubro 2018.

Conselho Estadual do Meio Ambiente, Rio Grande do Sul. Decreto Estadual CONSEMA Nº 52.109 de 01 de Dezembro de 2014. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 01 dez. 2014.

Conselho Estadual de Política Ambiental, Minas Gerais. Deliberação COPAM Nº. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

Conselho Estadual do Meio Ambiente, Santa Catarina. Resolução Consema Nº 51, de 05 de Dezembro de 2014. Reconhece a Lista Oficial das Espécies da Flora Ameaçada de Extinção no Estado de Santa Catarina e dá outras providências. Florianópolis, Santa Catarina, 05 dez. 2014.

Cornejo, F. E. P.; Nogueira, R. I.; Carvalho, C. W. P.; Godoy, R. C. B.; Oliveira, A. H.; Santos, L. F. C.; Barreto, A. G.; Freitas, S. P. Descascamento e Secagem de Pinhão (Araucaria angustifolia) para Obtenção de Farinha. Comunicado Técnico 206. Embrapa, Rio de Janeiro, 2014.

Fontes, B. P. D.; Davide, L. C.; Davide, A. C. Fisiologia e citogenética de sementes envelhecidas de Araucaria angustifolia. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 25, n. 2, p. 346-355, 2001.

Iganci, J.R.V.; Dorneles, M.P. Araucariaceae in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB257>. Acesso em: 17 Out. 2018.

Lorenzi, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas nativas do Brasil. 5ª ed. Nova Odessa: Plantarum, 2008. 384 p.

Lorenzi, H. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas e nativas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, 1992. 352 p.

Mattos, J. R. O pinheiro brasileiro. 2ª ed. Lages: Artes Gráficas Princesa, 1994. 225 p.

Müller, J.A. A influência dos roedores e aves na regeneração da Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze. Floresta, Curitiba, v.20, n.l /2, p.45, 1990.

Koch, Z.; Corrêa, M. S. Araucária: a floresta do Brasil meridional. Curitiba: Olhar Brasileiro, 2002. 148p.

Kuhlmann, M.; Kuhn, E. A flora do Distrito de Ibiti. São Paulo: Instituto de Botânica, 1947. 221 p.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA. Lista Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Paraná. Paraná, 2008.

Sick, H. Ornitologia Brasileira. 3a ed. RJ: Nova Fronteira. 1997. 912p.

Simonelli, M.; Fraga, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

SMA-SP. Resolução SMA Nº 057, de 05 de Junho de 2016. Publica a segunda revisão da lista oficial das espécies da flora ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo. Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2016.

Solórzano-Filho, J.A.; Kraus, J.E. Breve história das matas de araucária. In: Sociedade Brasileira para Sociedade Brasileira para a Valorização do Meio Ambiente – BIOSFERA (Rio de Janeiro, RJ). Forest 99. Rio de Janeiro, 1999. p. 37-40.

Thomas, P. 2013. Araucaria angustifolia. The IUCN Red List of Threatened Species 2013. Disponível em:< http://oldredlist.iucnredlist.org/>. Acesso em 17 de Outubro de 2018.

 

 

 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.