Sons da Natureza
 
 
Patrocínio
 


 

Notícias+


Projeto Aves: Pitiguari
Alimenta-se de insetos e às vezes lagartixas e filhotes de outras aves.

PITIGUARI
Cyclarhis gujanensis (Gmelin, 1789)
Família: Vireonidae

07/01/2019 – Apresenta ampla distribuição pelas Américas Central e do Sul. Há vinte e duas subespécies, três ocorrem no Brasil e duas na Mata Atlântica.

Cyclarhis gujanensis gujanensis ocorre no leste da Colômbia, sul da Venezuela, Guianas, leste do Peru, noroeste da Bolívia e Amazônia, do oeste e norte do Brasil para o leste até o noroeste do Maranhão e para o sul até o norte do Mato Grosso. Ocorre nos seguintes estados brasileiros: Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Rondônia, Acre e Mato Grosso.

Cyclarhis gujanensis cearensis ocorre no nordeste, sudeste e centro-oeste do Brasil. Ocorre nos seguintes estados brasileiros: Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Goiás, Tocantins, Bahia, Mato grosso, Mato grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

 

Sons da Natureza: Conheça a vocalização do pitiguari (Cyclarhis gujanensis).



Cyclarhis gujanensis ochrocephala ocorre no leste e sul do Paraguai, Uruguai, nordeste da Argentina e sudeste e sul do Brasil. Vive nos seguintes estados brasileiros: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Cyclarhis g. gujanensis tem o alto e lado da cabeça cinza; uma faixa da testa até a região auricular marrom-avermelhada; lado dorsal verde-oliváceo; mento esbranquiçado; garganta e alto peito amarelo-esverdeados; barriga branca; flancos cinzas e infracaudais amarelo-esbranquiçadas.

Cyclarhis g. cearensis é semelhante ao Cyclarhis g. gujanensis, mas tem o alto da cabeça cinza, lavado marrom; lado ventral mais cinzento, lavado ocre e infracaudais cinzas marginadas brancas.

Cyclarhis g. ochrocephala tem o alto da cabeça marrom; sem marrom-avermelhado atrás dos olhos e flancos cinza-esverdeado-amarelados. Atinge 15 centímetros.
É bastante comum. Vivem em bordas de matas, cerrados, capoeiras, manguezais, caatingas, chácaras e cidades. Solitário ou em casais.

Alimenta-se de insetos e às vezes lagartixas e filhotes de outras aves. É mais ouvido do que visto e vocaliza durante o dia todo, até mesmo nas horas mais quentes.

Pick-upau/Reprodução

Pitiguari (Cyclarhis gujanensis).



O ninho é feito com fibras vegetais e revestido com musgos, e quem participa mais da construção é a fêmea. Utiliza teias de aranhas para prendê-lo, às vezes em apenas um galho.
Os ovos são incubados pelo casal em torno de 14 dias.

Por ter ampla distribuição e a população estar estável, não está enquadrado em nenhuma categoria de ameaça.



O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna.
O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.



Vocalização
Tipo: Canto
Nome Científico: Cyclarhis gujanensis
Nome Comum: Pitiguari
Nome em Inglês: Rufous-browed Peppershrike
Localidade: São Paulo, SP, Brasil.
Observação: Gravado no CECFLORA – Centro de Estudos e Conservação da Flora.
Gravação: Viviane Rodrigues Reis (Rodrigues, R. V.)
Imagens: Julio Andrade (Andrade, J.)
Edição e Montagem: Andrea Nascimento e Wilson Najar Mahana
Produção: Projeto Aves
Realização: Agência Ambiental Pick-upau
Patrocínio: Petrobras (Programa Petrobras Socioambiental)
www.pick-upau.org.br
www.projetoaves.org.br

Da Redação
Fotos: Reprodução

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental