Patrocínio
 


 

Notícias+


Nova edição da Darwin Society Magazine traz estudo sobre aves
Publicação científica da Agência Ambiental Pick-upau fala sobre aves da Mata Atlântica

28/02/2019 – A Agência Ambiental Pick-upau, através do Projeto Darwin, lança a vigésima nona edição da publicação científica, Darwin Society Magazine. A revista traz neste exemplar um estudo sobre a avifauna do Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA, localizado na cidade de São Paulo.

A publicação apresenta informações sobre a importância de remanescentes de florestas tropicais, a função da Reserva Legal e das Áreas de Preservação Permanente, em propriedades rurais, além dos corredores ecológicos, entre essas áreas para as comunidades de avifauna. Fatores como dependência florestal e sensibilidade à perturbação ambiental são destacados no estudo. A edição 29 da Darwin Society Magazine foi patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

O Projeto Darwin e a publicação científica Darwin Society Magazine completam em 2019, dez anos. Ambos foram lançados no aniversário de comemoração de 200 anos de Charles Darwin, em 2009.

Pick-upau/Reprodução

Acesse a publicação.



Veja o resumo da pesquisa
O Brasil possui uma das maiores riquezas de aves, 1.919 espécies, reunidas em 33 ordens, 103
famílias e 705 gêneros. Desse total, 1.692 espécies são residentes, ou seja, se reproduzem no país; 120 são considerados visitantes e 66 ocorrem como vagantes. Aproximadamente 45% (891 espécies) ocorrem no domínio da Mata Atlântica e 464 ocorrem no município de São Paulo. Pouco mais de 25% (233) das espécies de aves brasileiras estão ameaçadas de extinção, destas 147 são endêmicas ou quase endêmicas da Mata Atlântica. Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento das espécies de avifauna do Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA, da Agência Ambiental Pick-upau, em São Paulo. O estudo foi realizado entre janeiro e fevereiro de 2019 e utilizou-se a metodologia de Listas de Mackinnon. Foram geradas 71 listas em 25 horas de observação. Foram registradas 82 espécies, porém somados aos outros registros que já foram feitos em períodos anteriores ao da coleta, atingiu-se uma riqueza de 104 espécies, distribuídas em 35 famílias, 22,41% das espécies que ocorrem no município de São Paulo, cuja riqueza corresponde a 464 espécies. Os Passeriformes foram a ordem dominante 61 espécies (58,65%), de 18 famílias, sendo que Phyllomyias griseocapilla e Tangara cyanoptera estão quase ameaçadas de extinção, as demais não estão ameaçadas. Diante dos resultados, conclui-se que o CECFLORA tem potencial para projetos de educação ambiental por meio da observação de aves, pois abriga espécies tanto florestais como de bordas de mata ou áreas abertas e revela a importância das áreas rurais para a avifauna, desde que mantidas suas respectivas Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais.

Acesse a publicação.

O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação
Fotos: Reprodução/Pick-upau

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental