Patrocínio
 


 

Notícias+


Projeto Aves: Chopim-do-brejo
Vive em bandos pequenos e pode juntar-se ao pássaro-preto (Gnorimopsar chopi) e outros pássaros negros, inclusive na época da reprodução.

CHOPIM-DO-BREJO
Pseudoleistes guirahuro (Vieillot, 1819)
Família: Icteridae
Nome em inglês: Yellow-rumped Marshbird

18/06/2019 – Monotípico, ou seja, não ocorrem subespécies. Chega a 24 centímetros. Ocorre no Paraguai, Uruguai, nordeste da Argentina e sudeste e sul do Brasil de Goiás e Minas para o sul até o Rio Grande do Sul. Ocorre nos estados brasileiros de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Pick-upau/Reprodução

Chopim-do-brejo (Pseudoleistes guirahuro).



Marrom-fuliginoso escuro com as coberteiras pequenas das asas, baixo dorso e barriga amarelos. Habita campos úmidos, brejos, pastos e áreas abertas próximas à água. Vive no interior, mas não em regiões costeiras.

Gregário, vive em bandos pequenos e pode juntar-se ao pássaro-preto (Gnorimopsar chopi) e outros pássaros negros, inclusive na época da reprodução.

Pick-upau/Reprodução

Chopim-do-brejo (Pseudoleistes guirahuro).

 

Nidifica em brejos. Vocaliza bastante enquanto voa. Seu canto e chamado são gorgolejantes e fortes. Alimenta-se no solo e em bandos e pode ser difícil visualizá-lo entre o capinzal durante a alimentação.

O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Pick-upau/Reprodução

Chopim-do-brejo (Pseudoleistes guirahuro).



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; Grantsau, 2010; IOC World Bird List, 2018; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental