Patrocínio
 


 

Notícias+


Projeto Aves: Quero-quero
Vive em casal, trios ou em grupos pequenos, em áreas abertas como pastos e plantações.

QUERO-QUERO
Vanellus chilensis (Molina, 1782)
Família: Charadriidae
Nome em inglês: Southern Lapwing

01/07/2019 – Apresenta ampla distribuição pela América do Sul, do norte da Colômbia a Terra do Fogo. Tem entre 32 e 38 centímetros. Há quatro subespécies, duas ocorrem no Brasil e uma na Mata Atlântica. Vanellus chilensis lampronotus ocorre abaixo da margem direita do Rio Amazonas até o Uruguai e norte da Argentina e do Chile, e em toda a Mata Atlântica.

Pick-upau/Reprodução

Filhote de quero-quero (Vanellus chilensis).



Vanellus c. lampronotus possui topete occipital com longas e estreitas penas; cabeça e pescoço cinza, com mancha branca na face; testa e peito pretos, ligados por uma asa acima de 180 mm; íris e região perioftálmica vermelha; bico rosa com ponta preta; pernas rosadas; pardo-escuro por cima, com escapulares bronze e verde e esporão rosa no ombro; rabadilha e barriga brancas, cauda preta.

Vive em casal, trios ou em grupos pequenos, em áreas abertas como pastos e plantações. Também frequenta parques urbanos e praias. É conspícuo e barulhento, vocalizando com mais intensidade durante o dia, no entanto, é mais ativo no crepúsculo e muitas vezes à noite.

Pick-upau/Reprodução

Quero-quero (Vanellus chilensis).



Alimenta-se de plantas aquáticas, sementes, invertebrados aquáticos, peixes e moluscos terrestres. A postura dos ovos ocorre em depressões do solo e os casais incubam até 3 ovos maculados.

Os filhotes são nidífugos, ou seja, abandonam o ninho logo após a eclosão dos ovos. Defende o ninho e os filhotes de modo agressivo, emitindo gritos e atacando intrusos quando necessário.

Pick-upau/Reprodução

Quero-quero (Vanellus chilensis).



O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Pick-upau/Reprodução

Ninho de quero-quero (Vanellus chilensis).



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; Grantsau, 2010; IOC World Bird List, 2018; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental