Patrocínio
 


 

Notícias+


Darwin Society Magazine publica estudo sobre tamboril
Espécie nativa está sendo testada no tratamento de alguns tipos de câncer

29/07/2019 – A Agência Ambiental Pick-upau, através do Projeto Darwin, lança a trigésima primeira edição da publicação científica, Darwin Society Magazine. A revista traz neste exemplar uma pesquisa sobre a espécie nativa tamboril, também conhecida como orelha-de-macaco. O estudo “Germinação de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong sob Diferentes Tratamentos Pré-germinativos em Ambientes Distintos” foi realizado no Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA.

A espécie tem grande interesse para projetos de restauração e recentemente, passou a ser objeto de estudo pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

 

Acesse a publicação.



“Além da importância para a restauração de áreas degradadas, pesquisadores verificaram que o tamboril tem potencial para atuar contra o câncer de mama. Em testes com sementes de tamboril, pesquisadores ex¬traíram uma proteína denominada Enterolobium contortisiliquum inibidor de tripsina (EcTI, na sigla em inglês), que se mostrou capaz de inibir a invasão, proliferação e a metástase de tumor de mama triplo-negativo em testes in vitro (em células) e de melanoma in vitro e in vivo (em animais). Além da ação antitumoral, a proteína EcTI, também demonstrou ser capaz de inibir a trombose arterial e a venosa (FAPESP, 2018).”

Acesse a publicação.

O Projeto Darwin e a publicação científica Darwin Society Magazine completam em 2019, dez anos. Ambos foram lançados no aniversário de comemoração de 200 anos de Charles Darwin, em 2009.

O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Reprodução

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental