Notícias+


Projeto Outono amplia seu acervo técnico
Biblioteca da Pick-upau recebe 500 novas publicações na área de mineração e geociências

16/08/2019 – A Agência Nacional de Mineração, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia realizou uma significativa doação ao acervo técnico do Projeto Outono, da Agência Ambiental Pick-upau. Os livros e as publicações foram doados pela Biblioteca Prof. Dr. Fernando Flávio M. de Almeida, da Gerência Regional de São Paulo.

Nos últimos anos o país se confrontou com os diversos desastres ambientais envolvendo o setor de mineração. Os inúmeros casos resultaram em perdas de vidas, prejuízos materiais e consequências catastróficas para o meio ambiente. Ter ferramentas para que possamos compreender melhor o setor de mineração e todas as características que envolvem as ciências empregadas neste importante setor da sociedade e da economia é fundamental para tomadas de decisões e o desenvolvimento de projetos socioambientais para as regiões afetadas.

Maxpixel/Reprodução

 



O acervo da biblioteca da Pick-upau agora conta com um expressivo acervo sobre geologia, mineração, geociências e assuntos relacionados. O Projeto Outono é uma importante ferramenta nos projetos de restauração ecológica, preservação e conservação de habitats e espécies desenvolvidos pela Agência Ambiental Pick-upau, em parceria com os diversos setores da sociedade.

Acesse o Projeto Outono e conheça o acervo.

Sobre a ANM
A Agência Nacional de Mineração - ANM que substitui o Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM, é uma autarquia federal sob regime especial, criada pela Lei número 13.575, de 26 de dezembro de 2017, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, dotada de personalidade jurídica de direito público com autonomia patrimonial, administrativa e financeira, tem sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e circunscrição em todo o território nacional.

A ANM tem por finalidade promover o planejamento e o fomento da exploração mineral e do aproveitamento dos recursos minerais e superintender as pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia mineral, bem como assegurar, controlar e fiscalizar o exercício das atividades de mineração em todo o território nacional, na forma do que dispõem o Código de Mineração, o Código de Águas Minerais, os respectivos regulamentos e a legislação que os complementa.

Sobre o Projeto Outono
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Democratização da educação e informação ambiental, inclusão social e acesso ao conhecimento e a leitura direcionada. O Acervo do projeto também é fundamental para a realização das pesquisas científicas da Agência Ambiental Pick-upau, através do Projeto Darwin e de sua publicação a Darwin Society Magazine.

Para a composição de seu acervo a Agência Ambiental Pick-upau recebe, através do projeto, a colaboração e doação de pessoas físicas e jurídicas. A Pick-upau disponibiliza o inventário do acervo online. Basta acessar a seção e conferir as informações sobre as diversas mídias da coleção: livros, revistas, manuais, relatórios, mapas, fotografias, vídeos, áudios e outros documentos.

O Projeto Outono possui em seu acervo livros, revistas, cartilhas, manuais, relatórios, mapas, catálogos, folders, atlas, vídeos, arquivos em áudio, fotografias, matérias, notícias, artigos, entre outros documentos e mídias. Os temas, de forma geral, são ligados ao meio ambiente e suas diversas diretrizes.

Da Redação
Fotos: Maxpixel/Reprodução

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental