Patrocínio
 


 

Notícias+


Etapa de surf, em Ubatuba, tem ação socioambiental
Campeonato de surf realizado em Itamambuca inclui questão ambiental na organização

02/09/2019 – A segunda etapa do Ubatuba Pro Surf 2019 acorreu de 29 de agosto a 1º de setembro, na praia Vermelha do Centro, costa norte de Ubatuba. O campeonato que atrai atletas de todas as idades e categorias tem também como premissa conscientizar o público sobre questões ambientais básicas como a destinação dos resíduos sólidos (lixo na praia), além da compensação sobre as emissões de gases de efeito estufa, oriundas da produção do evento, com o plantio de mudas nativas e a sensibilização socioambiental de maneira geral.

Reprodução/AUS

Campeonato de Surf na Praia Vermelha do Centro, em Ubatuba.

 

Desde 2016, as etapas realizadas em Ubatuba contam com a participação da Agência Ambiental Pick-upau e do Projeto Aves: Mata Atlântica, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Reprodução/AUS

Campeonato de Surf na Praia Vermelha do Centro, em Ubatuba.


Sobre a AUS
Somos uma entidade sem fins lucrativos ou políticos partidários, formada há mais de 20 anos e de direito desde 1988. Com o objetivo de destacar o surf como esporte e estilo de vida, a entidade realiza e apoia campeonatos de nível amador a profissional. Empenhada na preservação de praias e rios, ao longo dos anos fazemos a promoção de campanhas de cunho ecológico, cultural e social, envolvendo atletas, associados e simpatizantes, lutando para a despoluição de locais específicos, como por exemplo, a bacia do Rio Itamambuca. Outro aspecto que norteia as ações da entidade são as escolas municipais de surf. Essas atuam como grandes formadoras de atletas e novos talentos. Hoje são mais de 350 alunos matriculados em diversas escolas do município recebendo atenção da AUS, que promove e incentiva a participação desses jovens. Em 1999, o quadro social da entidade foi revitalizado e passou por uma reforma. A mesma foi agraciada pelo legislativo local com o titulo de Organização Social Civil de Utilidade Pública, o que agregou importância ao trabalho realizado. No ano de 2000 o Circuito Municipal de Surf voltou a ser realizado com força total, contando com mais de 200 atletas divididos em 16 categorias, mobilizando desde pequenos atletas até os veteranos. Fonte: AUS.


Reprodução/AUS

Campeonato de Surf na Praia Vermelha do Centro, em Ubatuba.

 

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Reprodução/AUS

Campeonato de Surf na Praia Vermelha do Centro, em Ubatuba.


Da Redação
Fotos: Reprodução/AUS

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental