Patrocínio
 


 

Notícias+


UNESCO e Petrobras promovem encontro sobre Ética no Terceiro Setor
Brasília recebe encontro para debater Conexões Éticas do Terceiro Setor

21/10/2019 – O universo das OSCs é amplo e plural. No Brasil, segundo levantamento de 2016, do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), existem em torno de 820 mil organizações de sociedade civil, que atuam em diversas áreas como cultura, assistência social, educação, saúde, desenvolvimento sustentável, e em defesa dos direitos de grupos historicamente excluídos, como pessoas com deficiência, mulheres, índios, povos e comunidades tradicionais, negros e LGBTs.

As OSCs empregam cerca de 2,2 milhões de brasileiras e brasileiros, o que demonstra a sua relevância também para a economia e o mercado de trabalho do País. Nesta semana várias organizações não governamentais com projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, participam de encontro “Conexões Éticas do Terceiro Setor”, elaborado pela Petrobras, Unesco-Brasil (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e Universidade Federal Fluminense – UFF.

Reprodução/Pick-upau

Encontro Conexões Éticas do Terceiro Setor, em Brasília.



O projeto, chamado de “Conexões Éticas do Terceiro Setor”, contribui para um objetivo de aprimoramento da governança e das práticas de conformidade, envolvendo também a cadeia de fornecedores e parceiros da Petrobras. Por meio desse projeto, esse objetivo terá sua abrangência ampliada para instituições apoiadas por nós para a execução de projetos socioambientais.



Além dos benefícios gerados para a sociedade, por intermédio do fortalecimento da gestão das OSCs, a iniciativa contribui para potencializar os resultados do Programa e para que os recursos destinados aos projetos socioambientais sigam os rígidos critérios de conformidade por nós adotados.

Reprodução/Pick-upau

Encontro Conexões Éticas do Terceiro Setor, em Brasília.



A prática tem mostrado que organizações mais qualificadas, institucionalmente mais organizadas, com corpo técnico treinado e preparado, apresentam melhores condições de concorrer aos recursos disponíveis para a implementação de projetos. Esse cenário é reforçado pelo gerente executivo de Conformidade, Marcio Campanelli: “compliance é essencial para a sustentabilidade de uma organização e tem sido cada vez mais entendida como um diferencial competitivo pelas empresas. Além do aprimoramento dos nossos próprios processos, nós influenciamos a mudança de empresas e organizações com quem nos relacionamos, exigindo tanto a implementação dessas práticas como a promoção, a disseminação e a capacitação sobre o tema, como feito neste projeto".



Além do treinamento voltado aos gestores, o processo de capacitação com a UNESCO no Brasil prevê assistência técnica na elaboração de documentos ou instrumentos, tais como códigos de ética e de conduta, que serão construídos coletivamente pelas OSCs participantes do Programa. Também serão realizadas avaliações das capacitações ao final de cada etapa, durante os 36 meses de duração do projeto.

Reprodução/Pick-upau

Encontro Conexões Éticas do Terceiro Setor, em Brasília.

Sobre a Petrobras
Somos uma sociedade anônima de capital aberto que atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia. Estamos presentes nos segmentos de exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.
Fonte: http://www.petrobras.com.br/pt/

Sobre a UNESCO
A UNESCO no mundo e no Brasil. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foi criada em 16 de novembro de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento mundial e auxiliando os Estados-Membros – hoje são 193 países – na busca de soluções para os problemas que desa?am nossas sociedades.
É a agência das Nações Unidas que atua nas seguintes áreas de mandato: Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação.
A Representação da UNESCO no Brasil foi estabelecida em 1964 e seu Escritório, em Brasília, iniciou as atividades em 1972, tendo como prioridades a defesa de uma educação de qualidade para todos e a promoção do desenvolvimento humano e social.
Desenvolve projetos de cooperação técnica em parceria com o governo – União, estados e municípios –, a sociedade civil e a iniciativa privada, além de auxiliar na formulação de políticas públicas que estejam em sintonia com as metas acordadas entre os Estados Membros da Organização.
Fonte: https://nacoesunidas.org/agencia/unesco/

Reprodução/Pick-upau

Encontro Conexões Éticas do Terceiro Setor, em Brasília.



Sobre a UFF
A Universidade Federal Fluminense foi criada em 1960 com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ). Originou-se da incorporação das Escolas Federais de Farmácia, Odontologia e Direito (1912), Medicina (1926) e Medicina Veterinária (1936); agregou outras cinco, das quais três eram estaduais, a saber: Enfermagem (1944), Serviço Social (1945), Engenharia (1952), e outras duas, particulares, Ciências Econômicas (1942) e Filosofia (1947). Após serem federalizadas e incorporadas, essa união passou a ser denominada Universidade Federal Fluminense. A missão da UFF é produzir, difundir e aplicar conhecimento e cultura de forma crítica e socialmente referenciada.
Fonte: http://www.uff.br/

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação, com informações do “Conexões Éticas do Terceiro Setor”
Fotos: Divulgação

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental