Patrocínio
 


 

Notícias+


Projeto Aves: Sanhaço-de-encontro-azul
Monotípico, ou seja, não há subespécies. É endêmico do Brasil e da Mata Atlântica.

SANHAÇO-DE-ENCONTRO-AZUL
Tangara cyanoptera (Vieillot, 1817)
Família: Thraupidae
Nome em inglês: Azure-shouldered Tanager

19/11/2019 – Monotípico e endêmico do Brasil e da Mata Atlântica. Ocorre na faixa litorânea da Bahia ao Rio Grande do Sul. Aparentemente as populações das montanhas do sul da Bahia estão isoladas geograficamente das demais.

Divulgação/Pick-upau

Sanhaço-de-encontro-azul (Tangara cyanoptera)



Tem cerca de 18 cm. Cinza-esverdeado com o lado dorsal mais escuro do que o lado ventral; asas e cauda azul-esverdeadas; coberteiras pequenas das asas azuis-escuras. Tem o bico mais robusto que o sanhaço-cinzento (Tangara sayaca).

Habita os estratos médio e superior de diferentes formações florestais, mas com mais frequência em floresta ombrófila densa. Em geral necessita de florestas mais conservadas. Ás vezes visita pomares, comedouros e jardins próximos à mata.

Ocorre principalmente nas encostas da Serra do Mar. Até 1800 metros de altitude, às vezes desce ao nível do mar (inverno em São Paulo e Rio de Janeiro).

Divulgação/Pick-upau

Sanhaço-de-encontro-azul (Tangara cyanoptera)



Forma bandos numerosos, às vezes com mais de 15 indivíduos. Em alguns locais pode acompanhar bandos mistos aos casais pelas copas das árvores.

É prejudicado pelos desmatamentos, ao contrário de Tangara sayaca.

Seu canto consiste em uma frase límpida “tii, ti-ti-tii-tr-tii-rur”, repetida em torno de 4-6 vezes, geralmente começando mais suave e tornando-se mais intenso.

Divulgação/Pick-upau

Sanhaço-de-encontro-azul (Tangara cyanoptera)



Está classificado como quase ameaçado na lista vermelha de espécies ameaçadas da IUCN.

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Divulgação/Pick-upau

Sanhaço-de-encontro-azul (Tangara cyanoptera)



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de BirdLife International e The IUCN Red List of Threatened Species 2017; Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2018; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental