Patrocínio
 
Patrocínio
 


 

Projeto Aves: Sabiá-una
Entre abril e maio torna-se abundante no litoral de São Paulo, em virtude do auge da frutificação da palmeira juçara (Euterpe edulis).

SABIÁ-UNA
Turdus flavipes Vieillot, 1818
Família: Turdidae
Nome em inglês: Yellow-legged Thrush

10/01/2020– Há cinco subespécies, das quais duas ocorrem no Brasil e na Mata Atlântica. Turdus flavipes flavipes, endêmico do domínio, ocorrendo entre a Bahia e o seu limite sul e Turdus flavipes polionota está restrito as florestas litorâneas do nordeste brasileiro.

Divulgação/Pick-upau

Sabi-auna (Turdus flavipes).



Tem 20 cm. O macho de Turdus f. flavipes é preto com o dorso e barriga cinza; a fêmea possui coloração marrom-oliváceo-escuro; garganta estriada clara e barriga mais clara do que o dorso; bico escuro.

Razoavelmente comum, em dossel e borda de matas primárias e secundárias, pomares, chácaras, jardins e em alguns parques urbanos.

Migrante altitudinal, migra para regiões mais altas durante a primavera e verão.

Divulgação/Pick-upau

Sabi-auna (Turdus flavipes).

 

Entre abril e maio torna-se abundante no litoral de São Paulo, em virtude do auge da frutificação da palmeira juçara (Euterpe edulis). Aparece na cidade de São Paulo e no interior do estado a partir de outubro.

É mais arborícola que outros sabiás, descendo menos ao solo.

Emite seu canto a partir de um poleiro a meia altura ou no dossel. Seu canto pode conter imitações de outras aves. Alimenta-se de frutos e artrópodes.

Divulgação/Pick-upau

Sabi-auna (Turdus flavipes).



Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Divulgação/Pick-upau

Sabi-auna (Turdus flavipes).



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2018; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
 
Copyright 2020 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
     
   

 

     
Patrocínio   Patrocínio
     
     
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental