Patrocínio
 
Patrocínio
 


 

Projeto Aves: Gralha-do-campo
Alimenta-se de ovos, ninhegos, insetos, artrópodes e pequenos vertebrados.

GRALHA-DO-CAMPO
Cyanocorax cristatellus (Temminck, 1823)
Família: Corvidae
Nome em inglês: Curl-crested Jay

13/01/2020– Monotípica, ou seja, não ocorrem subespécies. Biogeograficamente é mais associada com o Cerrado, sendo considerada, inclusive como endêmica deste domínio. Porém expandiu sua distribuição na Mata Atlântica, principalmente para a região sudeste do Brasil, devido aos recentes desmatamentos. Ocorre nos estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Mato grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Bahia, São Paulo e Paraná. Ocorre também no leste da Bolívia e Paraguai.

Divulgação/Pick-upau

Gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus).



Tem 34,5 cm. Parte frontal da cabeça, peito e crista na testa, de penas estreitas e curvadas, pretos; dorso marrom-violáceo; asas e cauda azuis, na metade da base; barriga e metade distal da cauda brancos.

Habita florestas mesófilas, matas de galeria, buritizais, campos e campinaranas, cerrados, áreas antrópicas, pantanal e caatingas. Razoavelmente comum em bordas de matas, áreas abertas com árvores esparsas, em sedes de fazendas e chácaras.

Vive em pequenos grupos. Cruza ambientes abertos, naturais ou antrópicos, num voo pesado e lento. Ao contrário de outras gralhas, pode voar bem alto às vezes.

Divulgação/Pick-upau

Gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus).



Evita gralhas de outras espécies. Desloca-se em grupos de 6 a 12 indivíduos e um deles permanece vigiando.

Alimenta-se de ovos, ninhegos, insetos, artrópodes e pequenos vertebrados. Também consome frutos como goiabas, abacates e figos em pomares e frutos da árvore-de-santa-bárbara (Melia sp.) e da mamica-de-porca (Zanthoxylum sp.)

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Divulgação/Pick-upau

Gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus).



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2019; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Grantsau, 2010; Sigrist, 2014.

 
 
 
 
Copyright 2020 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
     
   

 

     
Patrocínio   Patrocínio
     
     
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental