Patrocínio
 
Patrocínio
 


 

Projeto Aves: Andorinha-grande
A nidificação ocorre em cavidades naturais nas árvores, em barrancos de rodovias, ninhos do João-de-barro (Furnarius rufus) e galerias em cupinzeiros arborícolas.

ANDORINHA-GRANDE
Progne chalybea (Gmelin, 1789)
Família: Hirundinidae
Nome em inglês: Gray-breasted Martin

06/02/2020 – Possui ampla distribuição, do sul do México ao centro da Argentina. Há três subespécies, das quais duas ocorrem no Brasil.

Divulgação/Pick-upau

Andorinha-grande (Progne chalybea).



Progne chalybea macrorhamphus ocorre em toda a Mata Atlântica e populações do sul deslocam-se para o norte da América do Sul. Inicia a reprodução em agosto e setembro no Rio de Janeiro e Mato Grosso e em março e maio migra para a região norte do continente, juntando-se a população amazônica residente de Progne chalybea chalybea. Existem evidências de reprodução na Amazônia e nas regiões sudeste e sul.

Registros mostram que ocorre em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul durante o ano todo, indicando que talvez apenas parte da população seja migratória.

Divulgação/Pick-upau

Andorinha-grande (Progne chalybea).



Tem de 16 a 18 cm. O macho de Progne c. macrorhamphus possui o lado dorsal azulado escuro; asas e cauda pretas; garganta e peito cinza claro, às vezes com penas azuladas; abdômen e infracaudais brancos.

Habita áreas rurais, praias e cidades. Captura insetos em voo.

A nidificação ocorre em cavidades naturais nas árvores, em barrancos de rodovias, ninhos do João-de-barro (Furnarius rufus), galerias em cupinzeiros arborícolas.

Divulgação/Pick-upau

Andorinha-grande (Progne chalybea).



Como é bastante comum em áreas abertas próximo às residências, também nidifica sob beirais de telhados. Colocam de dois a cinco ovos brancos.

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Divulgação/Pick-upau

Andorinha-grande (Progne chalybea).



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2019; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014; Somenzari et al., 2018.

 
 
 
 
Copyright 2020 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
     
   

 

     
Patrocínio   Patrocínio
     
     
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental