Notícias
 
 
 

Pica-pau-malhado e mais 14 espécies entram na lista de risco
Espécie é reconhecida pela mancha em forma de coração nas costas

05/06/2020 – O relatório de aves do Estado da Índia (Birds of the State of India) incluiu quinze novas espécies como preocupantes, entre elas banasura e ashambu que estão entre aquelas com maior risco. A entrada do pica-pau-manchado (Heart-spotted woodpecker), uma ave com característica florestal, na lista deixou muitos observadores surpreendidos.

Outras espécies que passam a integrar a lista vermelha são Sholakili-de-barriga-branca, capim-de-cauda-larga, sapinhos-de-Nilgiri, pipita-de-Nilgiri e abutre-de-rum-branco. Especialistas já contavam com a inserção dessas espécies na contagem por já havia indícios de preocupação com suas comunidades. No entanto, a menção do pica-pau-malhado (Hemicircus canente) na lista foi uma surpresa, disse o Dr. Nameer, coordenador da Ásia do Sul do Grupo de Especialistas em Planejamento de Conservação da IUCN.

Reprodução/Wikipedia/The Hindu

Pica-pau-malhado (Hemicircus canente).



O Pica-pau-de-coração-manchado, como também é conhecido, possui uma plumagem em preto e branco. Costumam ser vistos em dupla. Possui ampla distribuição na Ásia, com comunidades em florestas do sudoeste e do centro da Índia. A espécie foi descrita em 1832, pelo naturalista francês René Lesson.

Na região de Kerala são registradas outras 13 espécies de pica-paus. O Pica-pau-malhado ostenta esse nome (Heart-spotted woodpecker), por causa da mancha em forma de coração que pode ser vista nas costas da ave. Os documentos de conservação relatam a presença da espécie no Parque Nacional Periyar e nos santuários da vida selvagem Parambikulam e Peechi Vazhani, entre outros lugares.

O relatório divulgado é a “primeira avaliação abrangente da faixa de distribuição, tendências em abundância e status de conservação para a maioria das espécies de aves que ocorrem regularmente na Índia”, informam os responsáveis.

Reprodução/Wikipedia/The Hindu

Pica-pau-malhado (Hemicircus canente).



“Os desafios de conservação enfrentados pelas espécies, incluindo seus habitats, especialidades alimentares e reprodutivas, precisam ser avaliados e as medidas de gerenciamento de conservação evoluídas”, diz Nameer.

A autoridade escreveu a todos os chefes da vida silvestre do Estado para que o relatório seja utilizado para monitorar e documentar a frequência das espécies e incluir as novas informações no Registro de Biodiversidade do Povo.

O relatório registrou ainda a presença crescente de pavões indianos em Kerala, onde ainda não havia sido relatado. As autoridades acreditam que o aumento de algumas espécies é resultado de um conjunto de ações. “Combinação de expansão da faixa e um aumento da população praticamente em toda a sua distribuição”, observou-se. As "razões para esse padrão não foram investigadas em detalhes, mas a expansão para Kerala pode estar associada a uma tendência geral de secagem", completa.

Reprodução/Wikipedia/The Hindu

Pica-pau-malhado (Hemicircus canente).



A presença dos pavões já havia sido mencionada na última década em Kerala, onde há um santuário da vida selvagem o Choolannoor Peafowl Sanctuary, em Palakkad. Agricultores da região já vinham reclamando da perda de safra, devido à presença das aves, mas as autoridades locais concederam a espécie o mais alto nível de proteção legal.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações do The Hindu
Fotos: Reprodução/Wikipedia/The Hindu

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.