Notícias
 
 
 

Colônia de aves raras desaparece, intrigando cientistas
Pesquisadores acreditam que as tarambolas, em risco de extinção, sumiram de suas áreas comuns

16/07/2020 – Uma equipe de busca especializada em vida selvagem foi enviada às Ilhas Chatham, 650 km a oeste da Nova Zelândia, para resgatar os últimos sobreviventes de um bando de aves ameaçado de extinção, durante o lockdown por causa do coronavírus.

Segundo a equipe de resgate, somente 250 tarambolas (tuturuatu) foram encontradas. Elas estão entre as mais raras do mundo. O trabalho de reintrodução das aves na região foi iniciado depois de serem quase extintas em 1880, predados por gatos e ratos. As aves sobreviveram por mais de 100 anos em uma colônia a oeste da Nova Zelândia.

As tarambolas são endêmicas da Nova Zelândia e são conhecidas por sua “atitude e simpatia”, o que torna mais vulneráveis aos predadores por causa de seus ninhos postos no solo. Em 2007, a ilha de Mana, na costa de Kapiti, na ilha do Norte, foi uma colônia de tarambolas. Entretanto, poucos anos após a reintrodução, um único rato matou metade da população e o restante acabou morrendo também por causas não determinadas.

Reprodução/Dave Houston/Departamento de Conservação/DOC

 



Depois da devastação de 2007, conservacionistas evitaram realizar novas introduções da tarambola, até que a situação dos predadores fosse definida. Mas em abril e maio deste ano, foram transportadas 29 aves jovens para a ilha. As aves receberam tarjas de cores, mas não foram rastreadas, informou o Departamento de Conservação (DOC). Ao retornar a Ilha agora, a equipe não encontrou nenhuma ave no local.

Dave Houston, do Departamento de Defesa dos EUA e chefe do grupo de recuperação da tarambola, diz que o desaparecimento das aves é “frustrante”, por tudo que foi investido no programa. Segundo Houston, não é possível determinar o que ocorreu com as 26 aves, apesar de ter conseguido rastrear três sobreviventes até a praia de Plimmerton, já no continente.

"As aves não ficaram em casa como esperávamos", disse Houston. “Honestamente, não sabemos o que os está fazendo sair; mas pode ser que uma única ave tenha decidido voar para o continente e todo mundo as seguiu - poderia ser um comportamento aleatório, não temos certeza”, disse ao The Guardian.

Durante operações de reintrodução anteriores, os responsáveis verificaram que as tarambolas da costa voavam até o sul Christchurch, na Ilha Sul. “É frustrante, podemos dar instruções rígidas, mas eles optam por não obedecer. Eles são uma espécie desafiadora de manejar, por isso é uma grande perda perdê-los. Mas nós persistimos”, diz.

Reprodução/Dave Houston/Departamento de Conservação/DOC

 



Se os três sobreviventes forem encontrados, eles serão devolvidos à ilha de Mana e serão mantidos em um aviário por um mês, disse Houston. Os transmissores de rádio também devem ser instalados nas aves, com objetivo de monitorar os indivíduos, para que "possam determinar seu destino... Talvez não os encontremos", ponderou Houston. "Eles não são transmissores de longo alcance."


Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações do The Guardian
Fotos: Reprodução/Dave Houston/Departamento de Conservação/DOC

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.