Pick-upau disponibiliza parte do acervo digital de sua biblioteca
Cerca de 137 mil páginas distribuídas em 1.700 documentos, livros e apostilas sobre meio ambiente estão disponíveis

10/12/2020 – A Agência Ambiental Pick-upau, por meio de sua biblioteca, organizada no Projeto Outono, disponibilizou em sua plataforma digital 1.700 documentos, livros, apostilas sobre inúmeros temas ambientais. Mudanças climáticas, biodiversidade, fauna e flora, educação ambiental, agrofloresta, legislação ambiental, consumo sustentável e sustentabilidade, ecoturismo, recursos hídricos, reciclagem e coleta seletiva, contaminação e controle biológico, fontes de energia renováveis, questão indígena entre outros temas.

Entre os destaques das publicações disponíveis estão assuntos como baleias, carnívoros, primatas e aves; biomas brasileiros, com destaque para a Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado; produção de mudas florestais; planos de conservação da fauna e muito mais.

Reprodução/Maxpixel

 



O Projeto Outono abriga todo acervo literário da Pick-upau que atualmente conta com mais de 5.000 títulos que estão disponíveis para ativistas e pesquisadores da Organização. Agora parte desse acervo está disponível para consulta de todos. Esse conteúdo, na maioria, produzido pelo Poder Público, instituições de ensino e pesquisa, organizações não governamentais e órgãos internacionais poderá ser acessado pelo Projeto Outono (www.outono.org.br) ou através do Portal Pick-upau.

As plataformas digitais da Agência Ambiental Pick-upau se tornaram uma grande fonte de informação gratuita ao longo da última década. Por essa relevância, em agosto de 2020, o Portal Pick-upau passou a integrar o acervo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos (Library of Congress). A Biblioteca do Congresso (Library of Congress) é a Biblioteca Nacional dos Estados Unidos, sendo a primeira instituição cultural do país. Situada em três grandes complexos de edifícios na capital americana, Washington DC, a Biblioteca do Congresso mantém mais de 155 milhões de itens como livros, revistas, jornais, manuscritos, mapas, gravações em áudio e vídeo, materiais arquivados em cerca 470 idiomas. A biblioteca é a maior do mundo em espaço e número de publicações.

Reprodução/Maxpixel

Biblioteca Nacional dos Estados Unidos é a primeira instituição cultural do país.



A ação da Agência Ambiental Pick-upau vem na contramão do que o Ministério do Meio Ambiente do Brasil tem feito nos últimos meses, quando retirou de seu site informações sobre áreas protegidas, mudanças climáticas, entre outros temas. A assessoria do Ministério entrou em contato com G1 informando que o conteúdo do site antigo está em processo de migração para o novo endereço e que essas informações podem ser acessadas pelo link antigo, em resposta a matéria publicada pelo site de notícia.

O Observatório do Clima, um coletivo que reúne diversas ONGs e instituições de monitoramento das mudanças climáticas, informou também que além de unidades de conservação "mais de 30 livros sobre a biodiversidade, o macrodiagnóstico da zona costeira e marinha, cartilhas referentes ao patrimônio genético", entre outras informações também não estão mais disponíveis.

Segundo levantamento do G1, em abril de 2019, o ministério já havia retirado do site páginas com mapas de áreas prioritárias de conservação. Na época, a assessoria do MMA informou que o conteúdo havia sido retirado do site porque, segundo o ministério, foi verificada a necessidade de ajustes no mapa, pois havia um "sombreamento entre biomas". Três meses depois as informações foram publicadas novamente.

A Pick-upau entende que a informação de qualidade e com fontes confiáveis é uma importante ferramenta no trabalho de conservação e preservação da biodiversidade. Quando essa informação de qualidade chega em quantidade e de forma gratuita ela pode se tornar uma importante aliada no trabalho de conhecimento, conscientização e de ação em prol do meio ambiente.

Da Redação, com informações do G1
Fotos: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
 
Copyright 2020 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental