Notícias
 
 
 

Pick-upau assina movimento para criar tratado sobre plástico no mundo
Iniciativa criada pela GAIA e BFFP que mobilizar planeta pelo combate a poluição por plástico


08/12/2021 – A necessidade de negociação urgente de um novo tratado global para lidar com a crise global de poluição por plástico emergiu como uma prioridade clara para o próximo ano, agora endossada pela maioria dos Estados Membros da ONU e por uma ampla variedade de vozes empresariais. As organizações que integram as coalizões, entre elas a Agência Ambiental Pick-upau, se solidarizam com a comunidade global ao pedir uma solução ambiciosa e abrangente para lidar com o flagelo da poluição por plásticos.

Solicitamos um instrumento global juridicamente vinculativo sobre a poluição por plásticos, cobrindo medidas ao longo de todo o ciclo de vida dos plásticos, incluindo extração de matérias-primas, produção, transporte, uso, descarte e remediação. Os governos devem concordar com um mandato emanado do UNEA5.2 para negociar e adotar um novo acordo tão ambicioso, com disposições e obrigações legais específicas para prevenir e remediar a poluição do plástico e seus impactos tóxicos.

Reprodução/Maxpixel

 



Pedimos aos Estados Membros das Nações Unidas que negociem rapidamente um novo instrumento juridicamente vinculativo para acabar com a ameaça contínua dos plásticos à saúde humana, animal e ambiental. Este processo deve ser baseado em um sistema justo e robusto para garantir a participação das partes interessadas e implementação significativa em todos os níveis sob uma abordagem baseada nos direitos humanos.

Há vários anos, uma coalizão de organizações internacionais (incluindo GAIA e BFFP) tem promovido a adoção de um tratado internacional vinculativo que trata do ciclo de vida completo dos plásticos. A adoção deste tratado será discutida na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, UNEA 5.2, no final de fevereiro de 2022, e embora haja um grande número de países e uma grande variedade de vozes, incluindo povos indígenas, organizações e empresas solicitando a adoção, haverá oposição obstinada a este tratado por parte de países poderosos alinhados com a indústria petroquímica.

Segundo levantamento prévio da Gaia/BFFP, países da América Latina e Caribe estão divididos quanto a criação de um Tratado Comercial Global sobre Plástico.


A favor do tratado: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, República Dominicana, Equador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Jamaica, Peru, St Kitts e Nevis, St Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai.
A favor (discussão): Argentina, Honduras, Panamá, Venezuela.
Sem posição: Bolívia, El Salvador, México, Nicarágua, Paraguai.
Contra: Brasil.

Não temos tempo a esperar nem a perder. A hora de agir é agora.

Da Redação, com informações da Gaia/BFFP
Fotos: Reprodução/Maxpixels

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.