Notícias
 
 
 

Aves nos deixam mais felizes, diz pesquisa
Ter aves por perto é sinal de bem-estar e felicidade para humanos


05/10/2022 – Tico-tico, sabiá-laranjeira, bem-te-vi, João-de-barro, sanhaço-cinzento, corruíra, cambacica, beija-flor-tesoura, bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho são mais comuns e facilmente vistas, mas não importa, elas trarão bem-estar e felicidade. É o que diz um estudo do Centro Alemão de Pesquisa em Biodiversidade Integrativa, afirmando que uma maior diversidade de aves pode proporcionar mais alegria às pessoas, tanto quanto a segurança financeira.

A pesquisa, publicada na Ecological Economics, coletou dados na comunidade europeia e esses indicadores mostraram que a diversidade de espécies pode determinar a felicidade das pessoas e um número específico de espécies indica essa correlação. Os cientistas usaram informações da Pesquisa Europeia de Qualidade de Vida de 2012 para avaliar como essa diversidade de aves impactou 26.000 pessoas, em 26 países na Europa.

“De acordo com nossas descobertas, os europeus mais felizes são aqueles que podem experimentar inúmeras espécies de aves diferentes em sua vida diária, ou que vivem em ambientes quase naturais que abrigam muitas espécies”, explicou o principal autor do estudo, Joel Methorst, professor da Goethe University em Frankfurt, em um comunicado de imprensa.

Reprodução/Maxpixel

 



“Também examinamos os dados socioeconômicos das pessoas pesquisadas e, para nossa surpresa, descobrimos que a diversidade das aves é tão importante para a satisfação com a vida quanto a renda”, acrescentou a professora Katrin Böhning-Gaese, também da Universidade Goethe.

Segundo os pesquisadores, cerca de quatorze espécies de aves adicionais seria responsável pela satisfação equivalente a receber um adicional de $150 dólares por mês, aproximadamente R$ 777, no câmbio atual. Os cientistas também afirmam que durante os piores momentos da pandemia, a busca pó um pouco de felicidade era algo de extrema importância para a sobrevivência e a saúde mental.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Foto: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.